Há um alto risco para os que desejam viajar de avião sem documento de identificação válido, podendo ser parados pelas autoridades de imigração a qualquer momento. O que fazer com a nova lei de imigração em vigor?
Da Redação – Após a lei SB 1718 entrar em vigor na Flórida, no dia 1º de julho de 2023, imigrantes indocumentados temem voar para fora do estado. Segundo alerta de líderes de comunidade, há um alto risco para os que desejam viajar de avião sem documento de identificação válido, podendo ser parados pelas autoridades de imigração a qualquer momento. Portanto, não é aconselhável que saiam de suas regiões, evitando constrangimentos e até mesmo a prisão.
Segundo advogados de imigração, se o imigrante estiver em um processo de asilo, em um processo “TPS” ou se tiver uma petição familiar, recomenda-se que carregue documentos de imigração, caso contrário, haverá sempre um risco.
As agências de viagens têm recebido inúmeras consultas sobre a possibilidade de viajar de avião devido à nova lei de imigração da Flórida. Imigrantes que demonstram medo pelo status de ilegalidade, mas que precisam se locomover a trabalho ou para visitar familiares. Um impasse que tem tirado o sono de muitas pessoas.
Em pelo menos 20 estados, os indocumentados têm acesso a carteiras de motorista que servem como identidade para viajar, porém as emitidas em Connecticut, Delaware, Havaí, Rhode Island e Vermont não são permitidas na Flórida e embora a Califórnia não esteja incluída na lista aparentemente “SB 1718” será aplicado sem exceções.
Jay Robert Pritzker, governador de Illinois, recentemente assinou o “Projeto de Lei 3882” para permitir que imigrantes indocumentados em Illinois obtenham carteiras de motorista padrão que podem ser usadas para se identificar. Esta lei entrará em vigor em 1º de julho de 2024.