Esta é a segunda vez que o governo brasileiro adia o prazo de isenção de vistos a turistas dos EUA, Canadá e Austrália. A medida, que passaria a valer a partir desta quarta-feira (10), foi prorrogada para 10 de março de 2025
Da Redação – Prorrogado para 10 de março de 2025 a isenção de vistos a turistas dos EUA, Canadá e Austrália. O decreto publicado em edição extra do “Diário Oficial” da União, na terça-feira (9), suspende a volta da exigência dos vistos para turistas desses países, que passaria a valer a partir desta quarta-feira (10). A medida revogava decisão do governo de Jair Bolsonaro, em março de 2019, dispensando a obrigatoriedade para norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses.
Segundo informou o Ministério do Turismo, objetivo do adiamento é garantir a implementação completa do visto eletrônico “e-Visa”. “O governo está empenhado em garantir o pleno funcionamento do ‘e-Visa’, de modo a facilitar que o turista consiga emitir seu visto de maneira rápida e 100% digital. Então essa prorrogação contribuirá para a organização e proteção do setor”, explicou o ministro Celso Sabino.
O prazo, importante lembrar, foi adiado duas vezes: primeiro para 10 de janeiro deste ano e depois para 10 de abril. A volta da exigência dos vistos havia sido determinada pelo governo via decreto em maio de 2023, com o início da cobrança a partir de outubro do ano passado.