Cinco maneiras de aumentar o valor de venda da sua casa

Cinco maneiras de aumentar o valor de venda da sua casa

voltar

FEV/15 – pág. 50

Csua_casa_vera2onforme ConsumerReport.org, edição de janeiro 29, 2015, esta é a ocasião propícia para vender ou comprar sua casa. Não importa em qual lado você está, sairá ganhando.

Para quem vende, os preços continuam subindo, tendência para o ano de 2015. Para quem compra, a hora é boa para se beneficiar dos juros baixos nos empréstimos, o que lhe permitirá comprar uma casa maior e melhor.

O Consumer Report National Research Center procurou respostas com 303 profissionais do ramo, espalhados por todos os Estados Unidos: o que fazer para aumentar o valor de sua casa? As respostas garantem que a combinação de consertar o imóvel e o auxílio de um bom profissional aumentam em até 12% o preço de venda do imóvel. Por exemplo: uma casa com preço médio de $205,000 tem o potencial de ganho de $24,600 a mais do que se o dono do imóvel listá-lo para venda sem fazer as mudanças sugeridas.

Em casas com preços altos, o lucro aumenta bastante.

Dicas (conforme ConsumerReport.org)

Desentulhar e despersonalizar a casa: quem vende um imóvel deve deixá-lo limpo, com cheiro agradável, retirar os entulhos e as coisas pessoais (como fotos), “arrumar tudo com se estivesse esperando o chefe e sua família para o jantar”, disse Bruce Irving, consultor imobiliário de renovação de imóveis na área de Cambridge, Massachusetts.

  • Custo: pode variar de $0 (se você fizer o trabalho) até $2500 (se usar o serviço de um profissional).
  • Potencial de retorno: de 3% a 5%.

Arrume a cozinha: no ramo imobiliário, diz-se que a cozinha vende uma casa (mais do que qualquer outro aposento). 53% dos profissionais questionados responderam que a cozinha tem importância fundamental na venda da casa, por esse motivo deve estar em excelentes condições.
De acordo com Bill Wilson, profissional imobiliário de Nova York, não se deve gastar muito na cozinha, pois nem sempre se recupera o dinheiro no mercado atual. Primeiramente, a cozinha deve ser funcional. Depois de consertar os detalhes (vazamentos, por exemplo), devem-se fazer algumas mudanças que não sejam caras, tais como pintura da parede, troca de cortina e de puxadores do armário.

  • Custo: de $300 a $5000.
  • Potencial de retorno: 3% a 7%.

sua_casa_veraArrumação nos banheiros: os compradores querem ver uma casa limpa e bem cuidada. É essencial reparar o que for preciso. Se possível, trocar a pia, chuveiro, vaso sanitário, isso dará um aspecto de novo. O banheiro ocupa uma posição de extrema importância na venda da casa, principalmente o banheiro do quarto do casal.

  • Custo: de $300 a $1000.
  • Potencial de retorno: 2% a 3%.

Pintar os cômodos da casa: uma pintura fresca é a forma mais rápida e barata de transformar um ambiente. Para gastar menos, pinte as áreas que exigem pintura (não a casa toda), a menos que a casa inteira esteja pedindo pintura. Cozinha e banheiros devem ser sempre pintados. Utilizar cores neutras e, se houver cores fortes em determinadas áreas, deve-se pintá-las. Cores fortes podem trazer menos dinheiro na hora da oferta.

  • Custo: de $100 (se você fizer o trabalho) a $1000 (se contratar um profissional).
  • Potencial de retorno: 1% a 3%.

Caprichar na parte externa da casa: comece com a manutenção básica. Corte a grama, apare os arbustos e aplique “mulch” novo. Se houver algo que precise ser consertado ou trocado, esta é a hora. Lavar tudo com máquina de pressão (pressure washer) é excelente ideia. Se a parte externa precisar de pintura, pintar pelo menos a parte da frente. O telhado é um item importante e deve ser observado. Troque-o ou arrume-o (se necessário). Se trocado, assegure-se que a garantia possa ser transferida para os novos donos.

  • Custo: de $150 a $7500.
  • Potencial de retorno: 2% a %5.

Com as dicas mencionadas e com a ajuda do Realtor, obter-se-á sucesso na venda da casa. Boa sorte!

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net