Doença misteriosa, contagiosa, se espalha entre cães nos EUA, alertam veterinários

Ficar sempre atento, caso o seu cão apresente sinais de cansaço e aparente desânimo, alertam os veterinários

O aumento do número de cães tossindo aponta para uma doença altamente contagiosa – ainda sem um nome específico –, que pode ser fatal, alertam os veterinários. Veja como se proceder caso seu cão apresente sintomas

Da Redação – Veterinários de vários estados estão soando o alarme para que donos de cães fiquem em alerta máximo quanto a uma misteriosa doença respiratória que afeta os animais no país. O aumento do número de cães tossindo aponta para uma enfermidade altamente contagiosa – ainda sem um nome específico –, que pode durar várias semanas. Com isso, os pets podem não responder aos antibióticos, o que pode deixar o animal com dificuldade em respirar e pneumonia grave que pode custar-lhes a vida.

A doença, de acordo com relatos de veterinários, vem se espalhando pelos EUA, gerando preocupações. A maioria dos sintomas relatados é semelhante aos da típica “tosse do canil”. E segundo comunicado do “Departamento de Agricultura de Oregon”, cães com esta doença misteriosa geralmente tossem, espirram, apresentam coriza nos olhos ou nariz, apresentam fadiga e não apresentam teste positivo para nenhuma das causas comuns de doenças respiratórias.


______continua após a publicidade_______

seguro


No entanto, os casos desta doença misteriosa ocorrem mais frequentemente em animais alojados em ambientes como abrigos, alojamentos ou instalações de treino do que em animais alojados em casas privadas, especialmente aqueles com acesso limitado a outros cães, alerta o “Departamento de Agricultura,”

Proteção aos animais

Os donos de cães podem proteger seus animais de estimação de doenças respiratórias com os seguintes procedimentos: reduzir o contato com cães desconhecidos, e evitar contato com cães doentes. Isso pode ser mais difícil de determinar, mas se um cão parecer doente, mantenha-o longe dele.

Os cães doentes em casa devem ter atendimento do veterinário. Evite tigelas de água comuns compartilhadas por vários animais de estimação. Peça conselhos ao veterinário sobre quais vacinas seu cão deve receber. Se o animal de estimação estiver doente, considere fazer um teste PCR para determinar o agente causador.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie