Cidades da fronteira declaram “caos imigratório” com excesso de pessoas

O aumento do número de imigrantes que tentam atravessar a fronteira dos EUA gera crise nas cidades do entorno

Algumas passagens na fronteira EUA-México continuam fechadas, enquanto agentes alegam caos com o aumento de imigrantes que chegam em massa. Autoridades de cidades na fronteira declararam “caos imigratório”

Da Redação – A semana começou com rumores de que grandes multidões de imigrantes poderiam aparecer nas imediações da fronteira México e EUA. A pequena cidade fronteiriça do Texas, Eagle Pass, estava em crise com quase 9.000 requerentes de asilo, com isso, uma ponte de ligação com as fronteiras acabou sendo fechada para evitar o que as autoridades locais consideraram como “caos imigratório”.

O presidente da Câmara em Eagle Pass declarou estado de emergência, pedindo ajuda da Patrulha da Fronteira, afirmando estarem  sobrecarregados por requerentes de asilo em partes da fronteira dos EUA com o México. Em San Diego e El Paso, Texas, as autoridades também fecharam esta semana as passagens de fronteira para que os agentes pudessem ajudar com o fluxo.


______continua após a publicidade_______

seguro


O tráfego congestionou o coração de Eagle Pass na noite de quinta-feira (21), depois que as autoridades fecharam uma das duas pontes internacionais da cidade para redirecionar os agentes para outro lugar. Ao longo do dia, centenas de imigrantes sentaram-se debaixo da sombra da ponte enquanto os agentes da Patrulha da Fronteira os processavam e transportavam em grupos.

O “Departamento de Segurança Interna” disse na quarta-feira (20), que concederia o “Status de Proteção Temporária” a cerca de 472 mil venezuelanos que estavam nos EUA em 31 de julho, facilitando os caminhos para autorização de trabalho. Isso se soma aos 242.700 venezuelanos que já se qualificaram para o status temporário.

A administração também enviou 800 soldados militares em serviço ativo para a fronteira, somando-se aos 2.500 membros da Guarda Nacional. As instalações fronteiriças estão a expandir-se em 3.250 pessoas, para quase 23.000, e a alargar a vigilância domiciliária a todo o país para as famílias que aguardam os exames iniciais de asilo.

A Segurança Interna disse em comunicado que estava “usando as ferramentas limitadas de que dispõe para proteger a fronteira e construir um sistema de imigração seguro, ordenado e humano”.

Afogamento de criança

Na quarta-feira (20), um menino de 3 anos que cruzava o Rio Grande foi arrastado pela forte correnteza e se afogou antes que as equipes de resgate pudessem salvá-lo, disse o tenente Chris Olivarez, porta-voz do “Departamento de Segurança Pública do Texas”. O corpo de outro homem de 30 anos também foi encontrado à beira do rio na quinta-feira (21), disse o chefe dos bombeiros de Eagle Pass, Manuel Mello.

As autoridades dos EUA fecharam uma ponte e uma ferrovia internacional em Eagle Pass na quarta-feira (20) para redirecionar o pessoal. A “Union Pacific Railroad Co.” disse na quinta-feira (21) que milhares de vagões cruzam a fronteira diariamente.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie