Tapetes: Tendências

Tapetes: Tendências

voltar

SET/14 – pág. 76

______continua após a publicidade_______

retaxes

tapeteAtualmente, com os novos revestimentos cerâmicos, como os porcelanatos nas mais diversas texturas e cores, principalmente pela praticidade da limpeza, estão voltando os tapetes individuais a fim de tornar os espaços mais aconchegantes.

Escolher os tapetes para os diversos ambientes da casa não é tarefa fácil, mas se você seguir algumas dicas nessa combinação, com certeza vai ter um espaço alegre, tranquilo e acolhedor. Embora não existam modelos certos e errados, mas sim tapetes clássicos e contemporâneos, a verdade é que essas peças decorativas são alvos das tendências que, atualmente, apontam para:

  • tapetes em feltro;
  • tapetes com fibras naturais;
  • tapetes com textura em relevos ao toque (de pés e mãos);
  • padrões vivos (geométricos e tradicionais);
  • tapetes com formatos irregulares;
  • tapetes com fibras acetinadas com brilhos,
  • tapetes de sisal (com novas texturas, padrões e bordas coloridas);
  • tapetes finos artesanais;
  • menos uso dos tapetes com pelo e/ou despenteados.

tapete2Com preços bastante variáveis, fabricados artesanal ou industrialmente, assinados por uma conceituada marca ou designer, há que decidir ainda material, textura, tamanho, formato, cor, quantidade, com ou sem padrão.

O local onde o tapete vai ser colocado é de extrema importância. Um tapete persa muito caro no quarto de brincar das crianças ou um tapete com pelos na cozinha ou no banheiro não são práticos nem econômicos.

Experimente vestir seu chão com formatos originais!

Hoje, a tendência em tapetes, além dos tradicionais quadrados e retangulares, são os redondos e ovais, cada vez com mais destaque como peças de decoração. Igualmente inovadores são os runners, tapetes estreitos e compridos para animar espaços mais comprimidos. Quanto às cores, sempre devem estar de acordo com o restante da decoração, contendo pelo menos uma das cores neutras presentes nas paredes ou têxteis do espaço. Cuidado com as cores claras, dependendo da localização podem sujar mais facilmente. Tapetes com padrões são uma delícia para qualquer chão – não tenha receio de escolher tapetes padronizados (geométricos, orientais, florais) em vez de lisos, ou então combinar os dois. O único cuidado para manter o equilíbrio estético é, por exemplo, se o sofá tiver um pequeno padrão floral, optar por um tapete com um padrão maior. Se as cortinas ou outros têxteis ostentarem padrões de grandes dimensões, o padrão do tapete deve ser menor. Por outro lado, um tapete com desenho central só funcionará sob uma mesa de vidro.

Limpeza

tapete4Limpar um tapete requer alguns cuidados. O primeiro deles é saber de que material ele é feito. Mas, em geral, o aspirador de pó é a melhor maneira. Um “truquezinho” é usar bicarbonato de sódio no saco do aspirador para eliminar os odores mais fortes. Se manchar, use detergente neutro em panos limpos. Nunca esfregue muito no mesmo lugar para evitar o desgaste da cor.

O tapete não pode brigar com a decoração

Se o ambiente é mais clean, o tapete pode ser mais ousado. Em um ambiente mais intenso e com muita decoração, o tapete deve ser mais simples. Até a próxima!

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net

 



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie