-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Furacão Milton Força Fechamento de Parques em Orlando Incluindo Disney e Universal - 6 hours ago
-
Novo Shuttle Elétrico de Apenas $1 Revoluciona Mobilidade no Centro de Orlando - 12 hours ago
-
MCO Means Business: Evento Organizado pelo Aeroporto de Orlando Reúne Mais de 1.000 Empresários e Impulsiona Oportunidades de Negócios - 16 hours ago
-
Furacão Milton enfraquece para categoria 4; requer atenção à medida que avança - 17 hours ago
-
Estacionamentos de Orlando oferecem vagas gratuitas para os moradores - 17 hours ago
-
Furacão Milton se Aproxima: Autoridades em Alerta Orientam População a Tomar Precauções - 1 day ago
-
URGENTE: Furacão Milton Atinge Categoria 5 - 1 day ago
-
Aeroporto de Orlando Suspenderá Voos Para a Chegada do Furacão Milton - 1 day ago
-
Campanha Pede Igualdade de Oportunidades para Ex-Detentos na Flórida - 2 days ago
-
Furacão Milton Ameaça a Flórida: Tempestade Pode Trazer Destruição em Massa - 2 days ago
Van Overbeek leva Protótipo com motor Honda ao lugar mais alto do pódio
Primeira vitória de um carro P2 no TUDOR United SportsCar Championship
Uma vitória revolucionária, de superação e com ritmo forte. A equipe de Ed Brown e Johannes van Overbeek domou um grid de protótipos, dividindo a pilotagem do Tequila Patrón HPD ARX-03b/Honda número dois, até a vitória no Continental Tire Grand Prix of Monterey powered by Mazda no último domingo, marcando a primeira vitória de um Protótipo P2 no ano inaugural do TUDOR United SportsCar Championship.
Este resultado teve um significado importante, e veloz, com os vitoriosos mantendo uma média de 97.318 mph nas duas horas da corrida disputada no circuito de Laguna Seca, com 11 curvas e 2.238 milhas de extensão. Brown e van Overbeek ganharam a segunda de duas corridas realizadas no domingo do TUDOR Championship das categorias Prototype (P) e GT Le Mans (GTLM).
A vitória foi possível para o carro número dois após um ajuste de desempenho feito pela IMSA, com o objetivo de diminuir a potência dos Protótipos Daytona, que haviam vencido as três primeiras corridas do ano. Van Overbeek tomou a dianteira de forma definitiva com 15 minutos para o final, quando ultrapassou Jordan Taylor, com o Konica Minolta Corvette DP.Taylor e seu irmão Ricky terminaram em segundo, seguidos por Memo Rojas e Scott Pruett, com o seu Telcel Ford EcoBoost/Riley. A ultrapassagem que definiu o vencedor foi inevitável, segundo Jordan Taylor, revelando também que neste dia e nesta pista o carro número dois estava muito forte.
“Quero dizer, chegamos para esta corrida sabendo que os P2 estariam fortes. Conseguimos ir bem, mas muito também graças à estratégia”.
“Isso irá provavelmente diminuir em uma semana mais ou menos”, completou Brown, que largou da pole position. “Trabalhamos muito duro. Eu me senti muito bem após o treino classificatório de ontem sabendo que tinha o piloto mais rápido da pista correndo comigo. Nossa próxima corrida em Detroit será muito parecida com a anterior em Long Beach, ambas em pistas de rua, então será mais vantajosa para os Protótipos Daytona do que para nós”.
“Eles têm muito mais torque. Em cada corrida os caras do ESM Patrón estarão preparados, trabalharão muito e farão o melhor que podem”, encerra van Overbeek. A próxima etapa do TUDOR Championship será a Chevrolet Detroit Belle Isle Grand Prix no sábado, dia 31 de maio, com 100 minutos de duração para as categorias de Protótipos e GT Daytona.
Starworks Motorsports conquista a vitória na categoria Prototype Challenge no Mazda Raceway
A corrida de abertura da programação do TUDOR United SportsCar Championship neste domingo do Continental Tire Monterey Grand Prix presented by Mazda teve vitória de forma dominante da equipe Starworks Motorsport na categoria Prototype Challenge (PC).
Na corrida em que participaram os carros das categorias PC e GT Daytona (GTD) no Mazda Raceway Laguna Seca, Renger van der Zande trouxe o ORECA FLM09 número oito da equipe Starworks para casa 12s234 à frente do segundo colocado, também com um ORECA FLM09, número 25, da equipe 8Star Motorsports, de Sean Rayhall.
Rayhall havia se aproximado de van der Zande, mas uma rodada na curva 10 faltando 11 minutos para o final facilitou o trabalho para o vitorioso. “Chegar é uma coisa, passar é outra”, disse van der Zande, que dividiu a pilotagem do seu carro com o alemão Mirco Schultis. “Se você sabe que pode controlar a corrida, liderá-la é o melhor para você. Assumir o risco e controlar o tráfego”.
Van der Zande, que é holandês, relativizou a aproximação do final da corrida de Rayhall, que transformou uma grande desvantagem em apenas alguns poucos segundos. “Eu estava apenas conservando tudo naquele momento, tirando o pé mais cedo, sem sobrecarregar os pneus. Eu sabia que tinha apenas dois pneus mais novos e ele os quatro”.
Schultis começou com o carro número oito e pilotou durante 41 minutos, após sobreviver de forma surpreendente a um acidente no início da corrida, na curva oito, com o carro número 54 da CORE Autosport pilotado por Jon Bennett, que lidera o campeonato ao lado do seu copiloto Colin Braun.
“Eu cheguei a pensar que fosse nosso fim”, disse Schultis. “De alguma forma consegui sair da sujeira e voltar à pista e o carro ainda estava funcionando”. Estava mesmo? Van der Zande assumiu a liderança faltando 23 minutos para o fim, quando o carro que saiu da primeira posição do brasileiro Bruno Junqueira da RSR Racing parou para troca de pneus e reabastecimento. Tirando o desafio temporário imposto por Rayhall, foi apenas rotina a partir deste momento. Junqueira e seu copiloto, Duncan Ende, chegaram na terceira posição. “Conquistar a vitória é sempre bom, né?”, disse van der Zande. “Em Daytona e Sebring tivemos problemas com o carro, mas aqui foi tudo perfeito”.
“Mirco fez um grande trabalho mantendo o carro na liderança e escapando de acidentes. Além disso, quando ele foi para os boxes para a mudança de pilotos, a equipe fez um grande trabalho. Eu nem havia terminado de apertar o meu cinco de segurança quando recebi a liberação para acelerar, o que significa que eles foram realmente muito rápidos”.
“Voltamos para a pista e já na relargada eu ultrapassei um carro, depois outro, e isso na mesma volta. Foi um grande risco, mas temos que fazer isso. Tivemos uma boa estratégia, mesmo quando entrei para reabastecer cedo e isso me deixou surpreso. Fui para os boxes e eles mudaram todo o lado direito do carro. Tivemos muito trabalho hoje, mas foi ótimo vencer no final”, encerra van der Zande.
Espanha, México e Brasil no pódio e a Venezuela quase… tudo isso em Laguna Seca!
A Corvette Racing dominou as ações na Califórnia no domingo, após o espanhol Antonio Garcia e Jan Magnussen, no C7.R número três, conquistar sua segunda vitória consecutiva no TUDOR Championship, vencendo o Continental Tire Power by Monterey Grand Prix no Mazda Raceway Laguna Seca.
Garcia ultrapassou o ex-piloto da Fórmula 1, Giancarlo Fisichella, com sua Ferrari 458 Itália GT da Risi Competizione, número 62, da categoria GTLM, faltando 21 minutos para o fim e venceu com vantagem de 4s710 à frente de Bill Auberlen, da equipe BMW Team RLL no BMW Z4 GTE número 55. O espanhol já havia garantido ao lado de Magnussen a primeira vitória no campeonato para o Corvette na etapa passada, realizada em Long Beach. “O tráfego nesta categoria é muito complicado e, assim que vi o protótipo pilotado pelo Fisichella fui ultrapassá-lo”, disse Garcia. “Ele não tinha como me bloquear, ainda mais depois de ter poupado os pneus como fiz”.
Enquanto Antonio foi até o final na liderança, uma briga dura pela segunda posição acontecia entre o BMW Z4 GTE número 55 e o Porsche 911 RSR número 911 de Nick Tandy. Após os dois terem ultrapassado Fisichella, a disputa acabou resultando em contato entre os carros na penúltima volta, sendo que Auberlen acabou escapando da pista, para retornar logo em seguida. Mesmo com o incidente, o piloto se recuperou e conseguiu assumir o segundo lugar na última curva.
O mexicano Luis Diaz continuou seu bom momento no TUDOR Championship e chegou em segundo na categoria Prototype Challenge, ao lado do norte-americano Sean Rayhall.Experiência acabou sendo fundamental para a melhora no desempenho, e o piloto mexicano acelerou ao máximo para entregar o carro para o seu companheiro com a maior vantagem possível. Saindo de terceiro, rapidamente assumiu a liderança e abriu 20 segundos, mas um safety car acabou juntando o pelotão novamente.
O campeão do American Le Mans Series entregou o carro para Rayhall, de 19 anos, faltando 50 minutos para o fim da prova. Após boa disputa pela vitória, Rayhall acabou sendo superado por Mirco Schultis, mas conquistou seu primeiro pódio nesta temporada. Diaz possui três vitórias na pista de Monterrey.
Fechando a categoria PC na terceira posição Bruno Junqueira, do Brasil, com seu parceiro Duncan Ende, no Chevrolet FLM09 número nove da equipe ORECA Racing RSR, mesmo tendo saído da pole. Na categoria GTD Canache, o venezuelano Nelson Jr, com um Audi R8 LMS número 45 e seu companheiro de pilotagem Spencer Pumpelly, da equipe Flying Lizzard, dominou todas as ações do fim de semana, mas faltando 200 metros para o fim da corrida o combustível acabou e cruzaram a linha de chegada na sexta posição.