-
Projeto de lei prevê a penalização de motoristas trafegando na faixa esquerda - 21 hours ago
-
Tiroteio na Flórida deixa 10 pessoas feridas; polícia procura por suspeitos - 21 hours ago
-
Sobrinho de Michael Jackson irá protagonizar filme sobre Rei do Pop - 22 hours ago
-
O Brasileiro Mais Importante do Mundo - 2 days ago
-
Nova lei em Orlando irá beneficiar locatários: 60 dias antes do aumento - 2 days ago
-
Sindicado de funcionários da ‘Disney’ rejeita nova proposta e abre polêmica - 2 days ago
-
Resgate de recém-nascido abandonado pela mãe comove policiais e médicos - 2 days ago
-
Leandro Hassum fala de divertida disputa em família na cozinha do novo programa - 28/01/2023
-
Músico brasileiro resgata em livro história do lendário ‘AIR Studios Montserrat’ - 28/01/2023
-
Mais de 33 mil alunos são treinados para socorrer vítimas de parada cardíaca - 27/01/2023
Lareiras para aquecer nosso inverno
JAN/16 – pág. 56
Com o friozinho chegando, nada melhor do que uma lareira para dar aquele calorzinho gostoso e até mesmo uma sensação de aconchego às nossas casas ou apartamentos. Atualmente temos muitas opções de lareiras, desde as tradicionais à lenha ou à gás, como também as elétricas, mais práticas, e que não exigem dutos de saída para a fumaça. A grande novidade, no entanto, tem sido a lareira à etanol. Ecológica e prática, dispensa dutos de saída e pode ser transportada de um ponto a outro da casa com facilidade, além de consumir pouco combustível.
Lareira tradicional ou a lenha
Mais antiga, tem como principal desvantagem o fato de produzir brasas e fumaças. O seu funcionamento lembra o de uma churrasqueira: é feita com tijolo refratário (o que deve ser executado por empresas especializadas para garantir um bom funcionamento). Necessita de duto exaustor para a saída da fumaça, ou seja, tem que ser planejada ainda durante a obra. Se preferir a tradicional, podes optar pelas lareiras pré-fabricadas ou salamandras, em metal ou alvenaria, cuja praticidade é perfeita se sua casa ainda não tem lareira.
Lareiras modernas
A gás, etanol ou eletricidade – funcionam com diferentes fontes de energia e aquecem os ambientes com mais segurança e praticidade. Dá para comparar com um fogão, cuja chama aquece, mas não tem resíduos.
As mais modernas porém, são as lareiras à etanol. Elas possuem design arrojado, não poluem e dispensam duto de saída para fumaça.
A grande praticidade das lareiras modernas está justamente no combustível delas. A maioria funciona a gás, eletricidade ou etanol, podendo ser ligada ou desligada facilmente, sem grandes problemas e sem os esforços que eram necessários nas mais antigas. Outra grande sacada são as ‘lareiras móveis’, que nada mais são, do que recipientes que carregam combustíveis e podem ser ligadas ou desligadas em qualquer local, para uma maior praticidade. Estude com carinho qual a melhor opção para esquentar seu inverno e dê ao seu lar o charme que você merece. Até a próxima!
Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net