Os ataques cibernéticos às empresas de pequeno e grande porte têm aumentado consideravelmente, alerta “Verizon Communications”, que pede atenção máxima para evitar que criminosos tenham acesso a informações confidenciais
Da Redação – A “Verizon Communications” alerta para o aumento de ataques cibernéticos às empresas – incluindo pequenas empresas –, uma tendência preocupante que pode ser cara e demorada se os proprietários não tiverem um plano para lidar com a situação. A invasão que visa obter indevidamente o controle ou o acesso a documentos e sistemas importantes em uma rede de computadores pessoais ou comerciais, é um perigo iminente, e tem tirado o sono de empresários e de equipes responsáveis pelo sistema de seguranças de dados das companhias nos EUA.
Os ataques cibernéticos são realizados por indivíduos ou organizações com intenções políticas, criminosas ou pessoais de destruir, ou obter acesso a informações confidenciais. As invasões devem ser relatadas às autoridades federais dentro de 72 horas após a empresa ter certeza de que ocorreu, alerta a “Verizon.
De acordo com “Relatório de investigações de violação de dados de 2023”, da “Verizon”, o custo médio por ataque de ransomware – que apresenta um tipo de software malicioso projetado para bloquear o acesso a um sistema de computador até que uma quantia em dinheiro seja paga – mais que dobrou nos últimos dois anos, para US$ 26.000.
Isso ocorre, aponta o relatório, em parte porque houve um aumento dramático nos ataques de ransomware, que representam 24% de todas as violações.
Plano de prevenção
As pequenas empresas devem primeiro ter um plano para prevenir ataques cibernéticos. O elemento humano é a causa de 74% das violações, por isso os proprietários devem certificar-se de que todos os seus funcionários utilizam salvaguardas, como a identificação de dois fatores, para dificultar a invasão. Exigir que os funcionários alterem regularmente suas senhas também pode ajudar.
Se tiver ocorrido a violação, recomenda a “Verizon”, é melhor trabalhar com um executivo de segurança cibernética da sua empresa ou com um terceiro de confiança para avaliar o que aconteceu e os danos causados. Tentar contê-lo sem ter o conhecimento técnico adequado só pode piorar as coisas.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance