Primeira consulta com seu advogado

voltar

JUL/14 – pág. 28

juridico“Desculpa doutor, mas é que eu esqueci meu coração em casa. Mas tem como o senhor me diagnosticar assim mesmo?” Isso parece meio ridículo de se dizer, não é? Como alguém vai ao cardiologista e esquece o coração em casa? Felizmente isso é impossível. Quando você vai ao médico, leva o corpo inteiro. Não porque quer, mas sim porque não tem outra escolha. O mesmo acontece quando você vai ao dentista, precisa levar seus dentes, gengivas e queixo, lembrando-se de levar ou não.

Mas e quando você vai reunir-se com seu advogado?

Sempre vemos anúncios de todos os tipos sobre advogados, e muitos deles oferecem a primeira consulta grátis. Essas consultas podem durar 15 minutos, 30 minutos ou até mesmo 1 hora. Seja o tempo que for, você estará economizando entre $50 e $300 dólares, o que é muito dinheiro! Mas você pode estar desperdiçando essa economia se não for preparado para a consulta. “O que devo então levar quando for encontrar meu advogado?”

Os advogados e escritórios de advocacia são diferentes, mas, como advogado de imigração, eu posso dizer que, para aproveitar o máximo desta consulta grátis, é importante seguir algumas dicas:

1. Documentos básicos de identificação pessoal

Todo mundo espera que seu advogado seja sério e esteja preparado para a luta. Então por que ir à consulta sem seriedade e sem estar preparado? Os documentos mais fáceis de preparar são aqueles que você precisa ter com você o tempo todo. Se for a uma consulta com o advogado, por favor, leve seu passaporte, o visto que usou para entrar no país, sua carteira de motorista, seguro social e qualquer outro tipo de identificação que tiver. A maioria das pessoas não carrega em suas bolsas ou pastas o original de sua certidão de nascimento ou casamento, mas o passaporte e visto devem sempre estar acessíveis. Leve esses documentos. O pior que pode acontecer é não precisar e levar de volta para casa. Sem essas informações importantes, não há muito que um advogado possa fazer.

2. Qualquer documento disponível relacionado a seu caso, antigo ou recente

É um absurdo quando o cliente diz que foi a outro advogado, ou paralegal que fez seu “processo”, mas não sabe nada a respeito, nem que aplicação ou petição foi enviada. O pior é quando dizem que pagou alguém para fazer seus “papéis”. Que processo? Que papel? O advogado não tem como adivinhar sobre o que se está falando se nem você mesmo sabe o que quer dizer.

A forma mais fácil de evitar esse tipo de problema é fazer cópias de tudo e levar para a consulta. Se uma foto vale mais que mil palavras, então a cópia das suas aplicações ou petições, antigas e recentes, pode dizer tudo que precisa saber sobre você. Manter cópias de tudo em ordem e em um lugar seguro é o primeiro passo para o maior aproveitamento de sua consulta com o advogado. Eu sempre escuto as pessoas dizerem que não fizeram cópias das documentações enviadas (um grande erro). Lembre-se: você tem o direito de ter cópia de tudo que o advogado envia para o governo ou para a corte em seu nome. Peça a seu advogado uma cópia do seu arquivo e esteja preparado para sua próxima consulta.

3. Tenha um objetivo e o resultado desejado em mente

Você precisa saber o que quer. Ninguém entra em um táxi e diz: “Vai, me leva para onde você acha que eu devo ir.” Isso seria loucura. Se você não sabe aonde deseja ir, o taxista não poderá levá-lo lá, mas ele pode e vai cobrar muito caro para ficar dirigindo em círculos. A mesma coisa seria se um cliente chegasse ao advogado e falasse: “Faça o que quiser e me cobra o tanto que quiser de mim”.

Vá a sua consulta com um propósito, um objetivo. Como advogado de imigração, eu preciso saber se você quer estudar, trabalhar, viajar, investir, abrir uma empresa ou ficar em casa assistindo à televisão. Muitas vezes, as pessoas não têm a mínima ideia do que querem, o que é compreensível se a ideia é somente obter uma explicação geral das opções. Mas tenha em mente que a segunda consulta vai custar mais que somente a gasolina para chegar até lá. Se você apresentar um objetivo definido a seu advogado, terá informações que são relevantes a seu caso e mais específicas. Sua consulta grátis será muito mais valiosa e conseguirá ter uma estratégica para alcançar seu objetivo e saber quais passos deve tomar.

4. Uma lista com todas suas perguntas, preocupações e dúvidas

Muitas pessoas, primeiro, consultam vários advogados antes de escolher um. Isso quer dizer que essa pessoa procura honorários mais acessíveis ou alguém de mais confiança. Mas, para muitas pessoas, esta busca significa que nem todas as perguntas foram respondidas. Por isso, é importante levar uma lista com todas as perguntas, preocupações e dúvidas.

Fique à vontade para usar a lista durante a consulta. A maioria de suas perguntas deve ser respondida durante a consulta e as que não estiverem na lista podem ser discutidas no final da conversa. Eu não acredito que um bom advogado tenha problema em responder perguntas, especialmente se eles realmente querem ajudar. Quando sair do escritório do advogado, esteja satisfeito com as informações que precisa para tomar sua decisão.

5. Dinheiro, cheque ou cartão de crédito

Esteja pronto para pagar. Sim, muitos advogados oferecem consulta grátis, mas poucos passam 10, 20 ou 50 horas trabalhando em um caso sem receber nada. Clientes gostam de advogados sérios, e advogados querem clientes sérios.

Não se sinta pressionado em decidir na hora (somos advogados e não vendedores de carro), mas esteja preparado para dar o próximo passo para resolver a situação. Não assine um contrato e diga “eu pago depois”, porque o advogado não vai trabalhar no seu caso enquanto não receber. Se estiver confiante de que o advogado que consultou pode ajudar e o preço é acessível, então esteja pronto para contratá-lo. Como meu pai sempre diz: “Nunca vai ser mais barato do que é agora”.

E a última dica é: se não souber o que levar para a consulta, simplesmente pergunte. As recepcionistas e paralegais são as pessoas mais prestativas em uma advocacia.

Esteja preparado e faça o maior proveito da sua próxima consulta grátis!

Edison-photo-375x5002Dr. Edison Samways Jr.
Felipe Alexandre, Esq.
felipe@alexandrelaw.com
(407) 370-6996
www.defensorbrasileiro.com