Consulado-Geral do Brasil em Miami divulga procedimentos de atendimento na reabertura

Confira procedimentos de atendimento adotados pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami

 

O Consulado-Geral do Brasil em Miami esclarece √† comunidade brasileira na Fl√≥rida que a retomada do atendimento ao p√ļblico vem ocorrendo desde 1¬ļ de junho. Saiba o que mudou e quais os procedimentos, tendo como prioridade a seguran√ßa e sa√ļde dos consulentes e dos funcion√°rios da institui√ß√£o

Da Redação


______continua após a publicidade_______

seguro


No contexto da pandemia da COVID-19 o Consulado-Geral do Brasil em Miami esclarece √† comunidade brasileira na Fl√≥rida, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas que a retomada do atendimento ao p√ļblico de maneira gradual vem ocorrendo desde 1¬ļ de junho. O Consulado-Geral se encontra em processo de defini√ß√£o de modelo de atendimento ao p√ļblico, tendo como prioridade a seguran√ßa e sa√ļde dos consulentes e dos funcion√°rios da institui√ß√£o, ao mesmo tempo em que assegura a presta√ß√£o de todos os servi√ßos consulares regulares e sua ampla divulga√ß√£o √† comunidade por meio de suas redes sociais e da sua p√°gina web

Os servi√ßos prestados pelo Consulado-Geral observar√£o as melhores pr√°ticas do sistema e-consular e dos consulados itinerantes. Nada que seja novo ou desconhecido do p√ļblico. Os servi√ßos dispon√≠veis atualmente pelo correio, como, por exemplo, emiss√£o de passaportes tanto para maiores quanto para menores de 18 anos, ser√£o prestados exclusivamente dessa maneira: agendamentos devem ser feitos por meio do sistema e-consular (ec-miami.itamaraty.gov.br), inclusive para envio pelo correio. O hor√°rio de atendimento ao p√ļblico no sal√£o ser√° das 10:00 √†s 15:00.

Agendamento de atendimento¬†– As pessoas devem evitar se dirigir ao Consulado sem um hor√°rio agendado, pois a entrada ser√° negada. Solicita√ß√Ķes emergenciais devem ser feitas por meio do telefone de plant√£o (+1 305 801 6201 ) ou por meio de mensagem para o endere√ßo ‚Äúconsular.miami@itamaraty.gov.br‚ÄĚ, em que dever√£o constar: a express√£o ‚ÄúATENDIMENTO EMERGENCIAL‚ÄĚ no campo ‚Äúassunto‚ÄĚ; texto curto justificando a emerg√™ncia; e documentos que comprovem essa situa√ß√£o excepcional; al√©m de dados de contato. A pertin√™ncia dos pedidos ser√° avaliada, caso a caso, pela autoridade consular, que definir√° dia e hor√°rio para que o consulente compare√ßa ao Consulado.

A entrada no salão de atendimento somente será autorizada cinco minutos antes do horário agendado. Não será permitida a permanência em seu interior de pessoas que não estejam sendo atendidas. O Consulado recomenda que os consulentes evitem vir acompanhados, pois a entrada de acompanhantes poderá não ser autorizada. Pessoas com necessidades especiais (cadeirantes, mães com criança de colo etc.) poderão ser autorizadas a entrar com acompanhantes, observado o tempo de antecedência de 5 minutos. A sala de brinquedos para as crianças será temporariamente fechada.

Ser√£o adotados procedimentos de seguran√ßa para aqueles que precisarem ir presencialmente √† sede do Consulado, como o uso obrigat√≥rio de m√°scaras, aferi√ß√£o da temperatura corporal e manuten√ß√£o de distanciamento pessoal m√≠nimo de dois metros. O Consulado tamb√©m implementar√° rotina de higieniza√ß√£o mais frequente e rigorosa de suas instala√ß√Ķes.

Alguns serviços prestados regularmente pelo Consulado vêm sendo disponibilizados online pelos órgãos responsáveis no Brasil, tais como alistamento militar, serviços eleitorais, saque do FGTS e regularização do CPF. Caso os consulentes necessitem comparecer ao Consulado para realizar algum desses serviços, o atendimento presencial poderá ser disponibilizado mediante agendamento.

A exigência de apresentação de alguns documentos no Brasil foi suspensa temporariamente, como é caso do Atestado de Vida, necessário para manutenção de benefícios previdenciários. No momento em que exigência for restabelecida, o Consulado voltará a realizar esse serviço.

Casos de assist√™ncia consular, como hospitaliza√ß√£o, pris√£o ou falecimento de dependentes, resolu√ß√£o de pend√™ncias imigrat√≥rias, e outras eventuais situa√ß√Ķes, poder√£o ser tratados pelo telefone +1 (305) 801-6201 ou pelo e-mail ‚Äúassistencia.miami@itamaraty.gov.br‚ÄĚ.

Agradecemos a compreensão e o apoio que vem sendo manifestados pela comunidade brasileira durante esse momento difícil para todos.
Serviço

Com o objetivo de orientar o p√ļblico sobre como solicitar servi√ßos consulares pelo correio, o Consulado-Geral preparou um guia sobre o tema.¬†Para acessar o guia com o passo-a-passo, clique no link abaixo:

https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Miami/pt-br/file/Guia_Correios_2020.pdf

Plant√£o de atendimento – 305 801 6201 ou por meio de mensagem para o endere√ßo ‚Äúconsular.miami@itamaraty.gov.br‚ÄĚ



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie