O que é imagem corporativa?

O que é imagem corporativa?

voltar

JAN – pág. 70

girls3A consultoria de imagem corporativa é uma das áreas trabalhadas dentro da consultoria de imagem, fornecida por aqueles profissionais que estão aptos a dar diretrizes aos funcionários de uma empresa em termos de: aparência, comportamento e comunicação. A aparência, por sua vez, pode ser dividida entre um projeto de uniformização ou em um programa de Dress Code. O primeiro é voltado para aqueles que adotam uniformes e precisam saber qual o uniforme ideal que melhor representa a imagem da sua empresa. Já o segundo, refere-se à aquelas empresas mais modernas que dispensam o uso de uniformes e preferem liberar os funcionários quanto à vestimenta. Entretanto, esse limite do que usar são dado através de um Programa de Dress Code ou Código de Vestir.

Qual a imagem corporativa da sua empresa? Será que os funcionários que dela fazem parte são uniformizados adequadamente, ou, mesmo não sendo uniformizados, eles seguem um direcionamento padrão de aparência, comunicação e comportamento?

Isso é imagem corporativa. É a forma como os funcionários deixam concretos os valores de uma empresa. Valores como seriedade, credibilidade, confiança, pioneirismo, etc., precisam de pessoas que possam transmiti-los adequadamente. Se um funcionário, no exercício da função, reflete a imagem da empresa com sua aparência, com seu comportamento e com sua boa comunicação, então ele tem uma boa imagem corporativa e sua empresa está devidamente representada.

Assunto ainda recente, a imagem corporativa começou a ser alvo de preocupação de grandes e pequenas empresas quando elas perceberam que uma boa imagem não pertence apenas àqueles que dela fazem parte, mas, principalmente, aos seus concorrentes, fornecedores e parceiros. Se a sua empresa preocupa-se apenas em bater metas, seja de que forma for, ela, certamente, vai ficar obsoleta com o tempo, deixando a sua imagem ficar cansada e ultrapassada.

Uma empresa não são feita de máquinas, papéis, produtos ou serviços, ela é feita de gente! E é essa gente quem pode representá-la bem ou mal. É essa gente quem pode bater as metas de forma sistêmica ou não. É dessa gente que pode sair o seu grande gerente ou concorrente de amanhã se não for bem treinada ou reconhecida. Portanto, fica a questão: quais os treinamentos que sua empresa precisa hoje? Vendas? Gestão? Motivacional? Imagem Corporativa? Etiqueta Corporativa? Linguagem Corporal no ambiente de trabalho? Quais as mudanças que precisam ser feitas para atingir as suas metas? Pense nisso! Por que imagem não é tudo, mas é quase isso…

Valéria Didier
Consultora de Imagem
moda@nossagente.net
www.temqueterestilo.com.br