Faça Música!

Faça Música!

voltar

JUL/2016 – pág. 50 e 51

São-tantas-as-possibilidades-que-fazer-música-em-casa-e-uma-realidade

Patuá, amuleto ou santo protetor? Trabalhar com produção musical envolve bons equipamentos, sala adequada para captação de instrumentos e um time de bons músicos disponíveis, correto? Sim, mas isso não é tudo se não houver positividade dos profissionais envolvidos no projeto. A capacidade de enfrentarmos os momentos menos afortunados com alto-astral traz resultados extremamente positivos para uma produção.

Uma produção musical pode durar poucos meses ou mais de um ano – dependo do artista, gravadora e, principalmente, do orçamento envolvido. Portanto, saber manter o alto-astral passa a ser tão importante quanto dispor de um bom preamp ou microfone.

Para artistas independentes a questão é ainda mais delicada, quando o músico normalmente é quem assume a função de produtor musical, artístico e as vezes até executivo, o que significa contratar músicos, escolher estúdios e equipamentos, providenciar documentação para replicação do CD pronto, além de uma lista sem fim de responsabilidades. São muitos os encargos, o suficiente para que os menos preparados muitas vezes não concluam um projeto.

Os equipamentos

Os computadores são, indiscutivelmente, os equipamentos mais vulneráveis presentes em uma produção musical. Em se tratando de PCs, por exemplo, os componentes normalmente são todos produzidos por diferentes fabricantes, e a probabilidade de surgirem surpresas desagradáveis é grande. Isso significa que sem aviso prévio seu computador pode parar.

De um modo geral, os PCs exigem sim atenção e manutenção periódica. Isso não significa que os MACs não apresentem problemas ou tenham um histórico diferente. Pelo contrário. Eles também apresentam problemas sim, com a única diferença que o reparo custa muito mais caro que o cobrado para os PCs.

É-indispensável-conhecer-todos-os-recursos-antes-de-iniciar-uma-producao-musical

Para evitar surpresas desagradáveis com computadores, o conveniente é desfragmentar frequentemente o(s) HD(s) que armazena dados – e com menor frequência formatar o HD que contém o sistema operacional, reinstalando posteriormente apenas os programas necessários. Realizar backups dos dados gravados em DVD data ou hard disc externo também deixou de ser apenas uma recomendação. Trata-se sim de uma precaução rotineira, absolutamente indispensável aos que valorizam cada minuto de trabalho. Aos proprietários de home studios, manutenção de todos os equipamentos – bem como a dos aparelhos de ar condicionado! – também é recomendável. Isso realizado, sua preocupação quanto a ambiente de trabalho e aos equipamentos passa a ser desnecessária. Assim mesmo, qualquer problema que os equipamentos venham a apresentar, encare-os simplesmente como características inerentes as máquinas – ou seja, que precisam de manutenção periódica para o bom funcionamento.

Músicos

Em quantos takes você resolve uma sessão de gravação? O recomendável é que você conte com músicos experientes, ou seja, aqueles que são familiares ao trabalho em estúdio, habilitados a gravar os mais variados estilos musicais, e que principalmente toquem para a música – e não apenas para si.

Músico mal humorado não funciona em estúdio, principalmente porque contagia o ambiente. A gravação é uma das principais etapas da produção, pois além de exigir boa execução do músico, exige qualidade na tomada. Tempo é dinheiro, e quem paga – ou seja, o cliente –, sempre tem razão. Na possibilidade dos músicos escolhidos não funcionarem, jamais se acanhe se precisar mudar o time durante o jogo. Simplesmente, mude, principalmente se o cliente for você!

Técnico

A escolha certa faz toda a diferença. O mercado, seja norte- americano ou brasileiro, conta com profissionais realmente incríveis e, portanto, não assuma a função de técnico/engenheiro de gravação ou mixagem se não tiver formação técnica ou experiência necessária para realizar o trabalho. Não ponha em risco uma produção por simplesmente pensar que sabe fazer. Contrate um técnico competente, bem-humorado e pontual, e junto a ele colha opiniões e deixe-o fazer parte do projeto desde o início. Se os músicos são o corpo de uma produção, o técnico é a alma. Portanto, a sua escolha sendo certa ou errada, os resultados do trabalho de um técnico serão sempre evidentes. Pense sobre isso ao fazer a sua escolha.

bg.08.mc

Documentação

Seja no Brasil ou nos Estados Unidos, filie-se a uma sociedade autoral e junto a ela obtenha todas as informações sobre a legislação do direito autoral, bem como para a replicação de CDs. É indispensável ao produtor musical conhecer o ISRC (International Standard Recording Code), mesmo porque não há nenhuma possibilidade de fabricar industrialmente um CD sem os respectivos códigos. Nos Estados Unidos, para a fabricação de até dois mil CDs, não é necessário providenciar documentação. Basta assinar declaração, oferecida pelo fabricante, se responsabilizando pela autoria das composições. Já no Brasil são muitos os documentos a serem providenciados, e o fabricante o informará como providenciar cada um deles.

A sociedade autoral cuidará de providenciar junto ao Ecad sua pasta de ISRC, fornecendo o software para codificação de suas músicas. O processo é simples, rápido e muitas vezes sem qualquer custo. Providencie a documentação e mãos a obra.

Embalagem

Ela é a imagem de seu produto. Avalie capas de CDs de diferentes estilos e multiplique suas ideias. É um processo bastante gratificante e descontraído. Depois de decidir pelo design gráfico a ser usado, contate um profissional capacitado e passe a ele sua ideia. O mesmo cuidado deve ser tomado com os textos e imagens. Após juntar todas as informações que deverão constar no material impresso, não deixe de revisá-lo – e, se possível, também solicite que outra pessoa o faça por você.
Tire quantas provas forem necessárias antes de enviar a gráfica até que o trabalho esteja realmente como quer que seja impresso. O conceito do projeto gráfico apresentado na capa deve refletir o conteúdo da produção musical, ou seja, o tipo de música contido no CD.

As etapas de uma produção musical são muitas. Faça planejamentos, detalhe passo a passo todo o processo, determine prazos dentro de seu orçamento e minimize as variáveis – que poderão eventualmente causar aborrecimentos. Em uma produção musical muita coisa pode não funcionar exatamente como você espera, o que não significa que você precise sofrer por isso. Trabalhe sério, e acima de tudo, não deixe e fazer música. Jamais.


Salla-Foto-New-Bossa-PearlSallaberry
Músico, produtor musical e bacharel em Publicidade e Propaganda, membro do Latin Grammy. Autor do Manual Prático de Produção Musical.