Uso de adoçante pode aumentar desejo por doces e alimentos calóricos

Uso de adoçante pode aumentar desejo por doces e alimentos calóricos

O açúcar provoca sensação de prazer no cérebro, adoçantes não surtem o mesmo efeito Foto: Getty Images
O açúcar provoca sensação de prazer no cérebro, adoçantes não surtem o mesmo efeito
Foto: Getty Images

Optar por bebidas diet e usar adoçantes artificiais pode aumentar o desejo por açúcar, segundo estudo feito pela Universidade de Medicina de Yale. Isso acontece porque os adoçantes enganam o paladar, mas não o cérebro. Os alimentos ricos em açúcar provocam uma sensação de prazer, pois induzem a liberação de dopamina no cérebro, mas os adoçantes artificiais não surtem o mesmo efeito.

Com isso, as pessoas que substituem o açúcar tendem a sentir compulsão por ele em algum momento. A descoberta “implica que os seres humanos que fazem dietas em um estado de fome são mais propensos à recaída e à escolha de alimentos de alto teor calórico”, disse o professor Ivan de Araújo, da Universidade de Medicina de Yale.

Por isso, ao invés de cortar o açúcar, disse ele, é melhor consumir quantidades pequenas, enganando o cérebro para produzir uma resposta de prazer. A constante liberação de dopamina vai evitar a fissura por açúcar. A pesquisa foi feita em ratos, usando uma combinação de testes comportamentais, envolvendo adoçantes e açúcares, além da medição das respostas químicas nos circuitos cerebrais de recompensa.

Fonte: saude.terra.com.br