Toques Sutis – Terapia Craniossacral

Toques Sutis – Terapia Craniossacral

voltar

AGO/14 – pág. 71

medicina_naturalA Terapia Craniossacral é uma Terapia Complementar e Integrativa, que visa equilibrar a flutuação do líquido cerebroespinhal no Sistema Craniossacral, facilitando os processos naturais de autocura e, consequentemente, provocando melhora na saúde. O tratamento leva em consideração o movimento natural que o organismo faz, na tentativa de lidar com a doença da melhor maneira possível, trabalhando a favor da fisiologia individual e na melhoria desta interação.

A Terapia Craniossacral utiliza toques manuais suaves na cabeça, coluna vertebral e face, avaliando assim a simetria, qualidade, amplitude e a velocidade do liquor Craniossacral. A técnica viabiliza a localização e a liberação de bloqueios. A terapia fortalece a habilidade do corpo de se manter saudável e promove profundo relaxamento, aumentando a vitalidade e a sensação de bem-estar. O alinhamento do Sistema Nervoso Central e Autônomo promove melhoria dos processos somáticos, biológicos, cognitivos e afetivos do paciente.

O trabalho nas fáscias musculares libera as tensões acumuladas, aumenta a circulação sanguínea e linfática, trazendo flexibilidade, nutrição, eliminação das toxinas e ajuda a dissolver as possíveis inflamações que possam estar em processo. Além dos benefícios já descritos, a terapia também ameniza sintomas desconfortáveis como dores crônicas e distúrbios localizados.

O propósito do trabalho é acessar a saúde do organismo e alinhá-la para que não esteja em perturbação. Desta forma, a Terapia Craniossacral ajuda a aliviar doenças, dores e disfunções, incluindo:

  • dores de cabeça e enxaquecas;
  • dores crônicas na nuca e na lombar;
  • dificuldades de coordenação motora;
  • disfunções em recém-nascidos e crianças;
  • lesões por traumatismos cranianos e medulares;
  • fadiga crônica;
  • fibromialgia;
  • disfunções da articulação temporomandibular (ATM);
  • escoliose;
  • disfunções do sistema nervoso central;
  • dificuldades de aprendizagem;
  • défice de atenção / hiperatividade;
  • estresse pós-traumático;
  • autismo;
  • problemas emocionais.

A técnica é indicada para todas as faixas etárias e trabalhada de forma diferenciada em cada contexto, segundo as necessidades avaliadas no paciente:

BEBÊS – Para os bebês, ela é indicada no tratamento de cólicas, em infecções de ouvido, falta de sono, hiperatividade ou problemas mais complexos decorrentes de traumas de parto.

CRIANÇAS – Indicada em casos de quedas e batidas, gripes e infecções persistentes, distúrbios comportamentais e efeitos da meningite.

GESTANTES – Nas gestantes, ela é indicada para a capacitação de um parto fácil, suave e natural, com menor necessidade de interferências. Indicada também para proporcionar uma gravidez mais confortável e a criação de um ambiente propício ao bebê.

ADULTOS – Para os adultos, além das indicações já pontuadas, ela serve para tratamento de dores de cabeça, coluna e juntas, problemas de digestão, tensões emocionais e efeitos oriundos de acidentes graves.

IDOSOS – Para os idosos, além das indicações já pontuadas, ela ajuda a amenizar e solucionar os efeitos de uma vida de estresses e tensões, para criar um estado de saúde mais confortável com menor necessidade de remédios, evitando-se seus efeitos colaterais advindos do uso de medicações.

Indica-se, portanto, a todos que desejam melhorar o estado fundamental de saúde e bem-estar, bem como os que buscam maior tranquilidade e lucidez. A Craniossacral está a serviço da Saúde que pode ser encontrada no próprio organismo e tem a intenção de ajudá-lo a se religar a ela. Ela é mais do que uma técnica, é um convite a um reencontro com o nosso próprio Ser, com a Saúde e com a Vida.

Na primeira sessão, o paciente já começa a sentir seus benefícios.

As consultas estruturam-se em atendimentos de 1 hora.

Terapeuta: Grace Wash.

Elly Tuchler
Médica Acupunturista
www.acuhomeo.com
(407) 373-0606