Pressionado pela justiça Google apagará arquivos de 136 milhões de usuários

O gigante das redes sociais enfrenta acusações por operações ilegais ao rastrear atividades de usuários, mesmo quando mudaram o navegador para a configuração “anônima”. O Google contesta o processo

Da Redação – Acusado de realizar operações ilegais e pressionado por ações judiciais, o Google concordou em excluir bilhões de arquivos com informações pessoais coletadas de mais de 136 milhões de pessoas nos EUA – navegam na Internet com seu navegador Chrome. O gigante das redes sociais enfrenta outras acusações por rastrear a atividade de usuários mesmo quando eles mudaram o navegador para a configuração “anônima”, que deveria protegê-los de serem seguidos pela empresa de Mountain View, na Califórnia.

Os detalhes do acordo foram divulgados em um processo judicial, três meses depois que o Google e os advogados que cuidam da ação coletiva anunciaram que haviam resolvido um processo de junho de 2020 contra os controles de privacidade do Chrome.


______continua após a publicidade_______

seguro


O Google contestou o processo até que a juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, negou uma moção para encerrar o caso em agosto passado, estabelecendo um possível julgamento. O acordo foi negociado ao longo dos próximos quatro meses, culminando na segunda-feira (1) com a divulgação dos termos, que Rogers ainda terá de aprovar numa audiência marcada para 30 de julho no tribunal federal de Oakland, Califórnia.

O acordo exige que o Google exclua bilhões de registros pessoais armazenados em data centers e relate de forma mais visível a opção de navegação anônima do Chrome quando ela for ativada. Também impõe outros controles destinados a limitar a coleta de informações pessoais pelo Google.

Os advogados avaliaram o acordo entre US$ 4,75 bilhões e US$ 7,8 bilhões, com base em cálculos baseados principalmente nas vendas potenciais de publicidade que as informações pessoais coletadas por meio do Chrome poderiam ter gerado no passado e no futuro sem as novas restrições.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie