Aliviar problemas e ajudar as pessoas quando possível

Aliviar problemas e ajudar as pessoas quando possível

voltar

FEV/16 – pág. 38

“Enquanto aprendi a viver, aprendi a morrer” – Leonardo da Vinci (1452-1519)

Alzheimer

Para melhor nos preparar para a nossa morte e a dos nossos seres queridos, é preciso ter a coragem de pensar e falar no assunto. Ao contrário de minha mãe que diz não gostar de ter essas conversas (o que eu entendo), é bom fazê-lo para facilitar a vida daqueles que ficam e têm que tomar decisões, bem como tratar de tudo, esperando agir como a pessoa falecida desejaria.

Para ajudá-lo a pensar nos pormenores deste tema, há um panfleto que pode ser preenchido e é aceito legalmente no Estado da Flórida: “Os Cinco Desejos”, um testamento vital que aborda vários pontos como, por exemplo, preferências individuais sobre cuidados médicos finais. Esse panfleto existe em 28 línguas, inclusive em português (https://agingwithdignity.org/five-wishes/translations). Certas organizações, como a Vitas (ver embaixo), oferecem-no gratuitamente.

No dia 28 de fevereiro, das 12h45 às 15h, a Igreja Christ Church Unity (771 W. Holden Ave, Orlando, FL 32839) passará um filme chamado “Consider The Conversation” (Considere a conversa), seguido por um debate sobre os cuidados médicos no final da vida.

VITAS, uma das organizações que se dedica a cuidados geriátricos ou de fim de vida, promove uma postura global e de respeito, assim como a organizadora do encontro facilitará um diálogo pós-filme, para que os participantes melhor possam:

  • entender a importância de uma comunicação entre familiares sobre as escolhas de fim de vida;
  • conhecer algumas dessas escolhas;
  • compreender possíveis consequências negativas quando se recorre ao sistema de suporte à vida;
  • conhecer os “5 Desejos” para serem eventualmente discutidos entre familiares e médico, registrados e respeitados legalmente, no caso de uma doença séria (para que os familiares possam tomar decisões baseadas naquilo que a pessoa prefere).

Venha e participe! Telefone ou mande-me um e-mail se precisar de meu apoio.

Para mais dicas e recomendações, permitam-me recomendar os meus dois e-books e vídeo, respectivamente: “Autoestima e Relacionamentos – Segredos Essenciais”; “Autoestima – Ferramentas Indispensáveis e Segredos Saborosos para um Bem-Estar Físico e Mental”,
(http://www.ortigao.com/EbooksandVideos.en.html).


Rosario Ortigao, LMHC, MAC
Conselheira de Saúde Mental
407 628-1009
rosario@ortigao.com