Varandas de verão

Varandas de verão

voltar

MAIO/2015 -pág. 64

vivi1As varandas são super aconchegantes, versáteis e hoje cumprem papel fundamental dentro da casa. Deixaram de ser aquele espaço para apenas contemplar a paisagem e transformaram-se em áreas para celebração e relaxamento. Com a missão de oferecer ambientes inspiradores e, claro, cheios de estilo. A temperatura é alta. Os dias escurecem cada vez mais tarde. As férias estão se aproximando. E sabe qual é um dos melhores para aproveitar os momentos de relaxamento em casa? As varandas e sacadas! Elas são perfeitas para receber os amigos ou para descansar. Mesmo com espaço reduzido é possível que se planeje essa área e a transforme em cantinho de lazer para relaxar e aproveitar com a família. Que tal curtir a vista do final da tarde em um ambiente completamente relaxante e sem gastar muito?

Trepadeiras podem criar paredes verdes muito facilmente, usando apenas algum suporte ou uma treliça. Se a varanda não tem nenhum tipo de teto, uma pequena pérgola pode desenvolver um ambiente mais acolhedor e criar um espaço de sombra para os dias quentes de Verão. Plantas suspensas são outra maneira de aproveitar o espaço na vertical.

Pequenos bancos, mesas ou cadeira desdobráveis são uma maneira prática para se estar numa varanda e fáceis de arrumar. Devemos observar a exposição solar e os ventos predominantes, têm que ser tidos em consideração quando se escolhem as plantas.

Luz ambiente é outro fator importante para tornar o espaço convidativo, pequenos elementos a energia solar são ideais pois não requerem qualquer tipo de instalação elétrica.

Plantas em vasos podem ser usadas para bloquear certas vistas indesejáveis, bambus em vasos ou plantas com uma estrutura vertical criam uma atmosfera e envolvimento e, em simultâneo, mais privacidade. A varanda é um lugar onde podemos apreciar a beleza da natureza e da paisagem, pense bem como quer a sua varanda, que tipo de móveis e de decoração pretende, e só depois parta para as compras. Uma varanda pequena não necessita de muito mobiliário, apenas o essencial para a tornar acolhedora e bonita.

Caso a sua varanda seja espaçosa o suficiente. Que tal aproveitá-la para um espaço Gourmet com jardim, spa, churrasqueira e sala de estar? Seja qual for sua disponibilização, aproveite e crie um espaço bem criativo para relaxar nos dias quentes de verão. Bom proveito!

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net