Sua casa, seu estilo de vida

voltar

MAR/14 – pág. 68

Nada melhor que viver em uma casa que reflita nossa personalidade. Todos os anos, decoradores, arquitetos e indústrias se unem para ditar novas tendências em decoração. Depois de pesquisar o que os entendidos sugerem para o ano, concluí que a grande sacada mesmo é você se guiar pelo seu gosto pessoal, sem medo de conjugar peças à sua imagem, transformando a sua casa na melhor casa para viver este ano. Mas, se você quer personalizar sua decoração utilizando algumas das direções dos experts em design de interiores, utilize sem medo de errar as dicas que seguem…

Untitled-1

Dicas: Espaços muito amplos podem ficar mais interessantes com algumas divisões visuais, para isso podemos utilizar painéis vazados que são ótimos para dar privacidade sem reduzir o espaço, delimitando sem tirar a luminosidade. Até mesmo móveis, como por exemplo, um bonito aparador atrás do sofá fazendo às vezes de parede, mas com um resultado muito mais legal.

Durante muito tempo, os designers seguirem fielmente o gosto europeu de revestir tudo de branco, bege e off-white, o que fazia a gente ficar inventando diferentes nomes para os tons de branco. Isso ainda não acabou, mas pelo menos já estamos nos permitindo os tons mais vibrantes e alegres. Para quem não abre mão da discrição o cinza é o novo branco.

Viviane05

Fabricantes de tintas sugerem o lilás para a “cor do ano”, mas apostam também no verde azulado ( ou azul esverdeado ), que trará a harmonia natural do verde com a tranquilidade do azul. Também estarão em alta os tons fechados de cinza, roxo e verde.

A proposta de 2014 é a “artsy “, ou seja, uma mistura de pinturas com papel de parede, com estampas exageradas, objetos de design, móveis coloridos, pôsteres “vintages “ e fotos preto e branco.

O tapete liso permaneceu por muito tempo compondo com almofadas coloridas, mas agora chegou a hora de voltar a colorir o cômodo. Os grafismos aplicados aos tapetes vieram para dar movimento e exclusividade aos livings e dormitórios. Ficam aí algumas dicas para você ajustar sua decoração atualidade, porém com a sua cara.

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net