Móveis para piscina e jardim

voltar

FEV/12 – pág. 50

Quer deixar seu jardim, sua piscina ou sua varanda – mais aconchegantes e bonitos?   Prepare-se para planejar esses espaços e você vai aproveitar ainda mais seu recanto da varanda ou sua beira da piscina durante todo o verão ou em dias ensolarados que sempre temos do outono ao inverno. Só de pensar em móveis para a piscina e jardim, a temperatura começa a subir, e a preguiça aparece. Tem muita gente que prefere ficar ao sol e outros tantos que gostam de curtir a sombra sem ter hora para nada! A boa notícia é que podemos facilmente mudar a cara do nosso jardim, basta um pouco de bom gosto e bom-senso, pois encontramos no mercado inúmeros modelos de móveis para nossas varandas e jardins.

Nunca esquecendo que eles devem ser práticos, confortáveis e, principalmente, resistentes. Em ambientes desprotegidos e de uso constante, a escolha dos móveis deve levar em consideração principalmente a resistência. Devemos sempre escolher, se madeiras, as mais duras (cumaru e garapeira) ou, então, o alumínio e as fibras sintéticas.

Varandas, que eventualmente estão sujeitas ao sol e à chuva, podem receber móveis mais delicados, como as fibras naturais e as madeiras de resistência moderada, como o Freijó. Mas é preciso tomar alguns cuidados e, se possuírem almofadas, os tecidos devem ser impermeabilizados com Acquabloc. Outro ponto importante a observar, quando usarmos fibras, é tomar cuidado com a trama destas, para que não tenham espaço para acumular água, e se o nosso espaço for exposto às intempéries, os móveis, especialmente da piscina, são os que mais sofrem, portanto, devem estar preparados para suportar o rigor do verão. Conclusão: fibras, só as sintéticas; e madeira, de preferência aquelas de oleosidade natural, como a Teca. Nesse tipo de ambiente, a qualidade dos materiais é essencial. Já existem no mercado, móveis de madeira protegida com um acabamento chamado “ecoblindage”, que é um verniz à base de água, ecologicamente correto, proporcionando durabilidade e proteção ao produto, penetrando na madeira e criando um filme de alta resistência. Feito isso, é só aproveitar para relaxar e curtir um bom livro ou um momento com os amigos, o que sempre é bom.

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net