ARTBRAZIL 2014 renova fórmula de sucesso e recebe bom público na noite de abertura

ARTBRAZIL 2014 renova fórmula de sucesso e recebe bom público na noite de abertura

Alguns artistas já venderam suas obras no primeiro dia do ArtBrazil em Fort Lauderdale

ACO-AGOSTO-2014-p9A exposição “ArtBrazil”, aberta no dia 4 de setembro no “ArtServe”, em Fort Lauderdale recebeu público aproximado de 400 pessoas na abertura que reuniu mais de 40 artistas, com trabalhos em instalações, telas em acrílico, intervenções, aquarelas, esculturas, fotografias e multimídia. A mostra, cujo tema é a experimentação com diversos entendimentos de brasilidade, conta com o patrocínio do Consulado-Geral do Brasil em Miami e do Artserve. A exposição fica aberta até o dia 26 de setembro.

Estão presentes vários artistas brasileiros radicados em outros estados americanos e até mesmo vindos do Brasil, como é o caso do mineiro Rafael Rocha, dos paraibanos Renata Cabral e Toddy Holland, de Margarette Mattos que veio de Cambridge, Massachusetts, de Lyssandro Silveira de Fortaleza, de Saul Villela de Uberlândia e outros.

“Nesta segunda edição mostramos que o ArtBrazil está na direção certa solidificando o seu próprio conceito. A ênfase no coletivo e no conjunto dos trabalhos é que dá força e expressão. Chamamos isso de movimento. Essa dinâmica e a oportunidade de integração são as grandes virtudes do ArtBrazil”, resume Jade Matarazzo, curadora da exposição.

Os artistas locais também estão representados com suas obras. É o caso da paraense Karla Caprali, pintora radicada em Miami, que desenvolve um trabalho artesanal em tecido e papel, cujo efeito é bastante interessante. Há, ainda, trabalhos fotográficos de Carlos Martinez, um engenheiro paulista que eterniza em suas câmeras flagrantes de suas viagens pelo mundo, os acrílicos em tela de Socó Freire residente em Orlando, e Carmem Gusmão e seus místicos abstratos do universo de Carl Gustav Jung.  Outras fotógrafas com trabalhos instigantes são a catarinense Ronira Frustruck, Ivonete Leite, Marilena Paris e Mariza Formaggini, profissional em trabalhos artísticos.

Vale destacar também a série “Horizontes” da artista Didi Marchi, psicóloga que encontrou na escultura e na explosão de cores na tela uma nova maneira de se expressar e apresentou no ArtBrazil a instalação Make A Wish com mais de 500 fitinhas do Bonfim em uma homenagem à Bahia.  O paulistano Jean Pierre Rousselet destaca-se por seu trabalho de pop art. Tanto que ele já participou de várias exposições de artes locais e seus trabalhos estão em vários países do mundo.

E Carlos Cesar Alves, autodidata e daltônico, viu sua carreira florescer em Miami, mais exatamente no Design District, no ano de 2006. Paula Gasparini-Santos, radicada no Havaí e com residencia em Miami,  também é uma pintora autodidata que pauta seu trabalho na intuição e na sensibilidade.

As esculturas foram bem representadas pelos trabalhos dos artistas Fernanda Frangetto, de São Paulo, com trabalhos expostos na Bienal e na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e de Leopoldo Martins, mineiro de Belo Horizonte que investe em figuras tridimensionais, e ganhou destaque com suas esculturas de panteras. Estes são apenas alguns dos vários artistas que estão expondo seus trabalhos na ArtBrazil.

“Fazer um projeto dessa magnitude é complicado, principalmente porque alguns dos artistas vêm de outros estados e até mesmo do Brasil. A segunda edição evoluiu muito e consolidou parcerias importantes para 2015. O ArtBrazil supera o formato de apenas uma exibição de arte. Para o próximo ano, estaremos envolvendo novos elementos para ampliar a visibilidade e o impacto do projeto”, promete Maria do Carmo Fulfaro, diretora de marketing do evento.

Artistas premiados

Paula Gasparini-Santos foi premiada com a melhor exposição, enquanto Karla Caprali, Carlos Cesar Alves e Mariza Formaggini foram agraciados com três menções honrosas.

O responsável pelo espaço artístico está satisfeito com a exposição. “A ArtServe está orgulhosa em lançar sua temporada de 25º aniversário com a ArtBrazil”, comentou o presidente da ArtServe Jaye Abbate: “Formar uma parceria com três vertentes – comunidades artística, diplomática e empresarial do Brasil – tem sido uma experiência incrível e deixou nossa proposta em evidência. Estas três vertentes formar a base de toda comunidade vibrante e estamos felizes de iniciar nossos próximos 25 anos de parceria com a população brasileira, a de mais rápido crescimento no sul da Flórida.”

A exibição, idealizada por Jade Matarazzo em parceria com Maria do Carmo Fulfaro, conta ainda com o patrocínio do Banco do Brasil Américas e da New York Life, e apoio de Big Chef Catering, Bast Media Relations e Acontece Magazine.

A ArtServe fica neste endereço: 1350 E. Sunrise Boulevard, Fort Lauderdale, FL 33304. Para mais informações sobre o ArtServe, visite www.artserve.org.