Prefeito de Poços de Caldas saúda os emigrantes nos USA

Prefeito de Poços de Caldas saúda os emigrantes nos USA

voltar

JAN/15 – pág. 33

PrefeitopocosdecaldasCercada por montanhas, no Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas divide com Governador Valadares(MG) o ranking entre as cidades brasileiras que mais têm emigrantes residindo nos Estados Unidos. Estima-se que cerca de cinco mil poços-caldenses vivem atualmente nas cidades de Orlando (Fl), Mount Vernon (NY) e New Jersey (NJ), entre outros estados, trabalhando na construção civil, hotéis, dirigindo empresas e em casas de famílias. Os cidadãos do mundo enfrentam os desafios do idioma e da cultura do país e, faça chuva ou faça sol, eles estão lá, determinados na luta pelo pão de cada dia. O encontro com o Prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço (PT), aconteceu em seu gabinete, ocasião em que o Chefe do Executivo externou o seu apreço pelos brasileiros em terras americanas.

“Para nós é uma grande satisfação sabermos que temos irmãos nossos, aqui de Poços de Caldas, que ajudam também no desenvolvimento da cidade porque estão lá para manter as suas famílias, montar os seus negócios, formar a sua vida com uma opção diferente. Sabemos que são muitas famílias, mas com uma ligação profunda com Poços. A cidade tem a característica de que as pessoas vão para o exterior, mas com o desejo de retorno”, disse Eloísio. Em mensagem aos emigrantes, o Prefeito foi enfático: “A nossa mensagem é para que os nossos irmãos saibam que temos trabalhado com afinco para que as pessoas que estão aqui tenham melhor qualidade de vida, melhor educação e melhor saúde. A melhor forma para se viver em Poços de Caldas. E o Município se distingue no cenário do país, como uma cidade diferenciada. E, certamente, nós não esquecemos dos brasileiros que estão nos Estados Unidos. Estamos de braços abertos para recebê-los. Que venham e que continuem com os seus negócios, sua vida e felicidade fora do país, mas que passem férias em nossa cidade. Que venham visitar os seus parentes e interagir conosco”, fala.

“Sabemos que durante muito tempo essa movimentação de pessoas que foram do Brasil para os Estados Unidos teve uma importância econômica muito grande para a cidade, no desenvolvimento, nas construções. Um processo relevante que hoje ainda continua porque têm muitas pessoas que ainda vivem nos Estados Unidos. Quero dizer que a nossa Administração irá auxiliar essas pessoas no que precisam, sonham e realizam no dia a dia”, diz.

Indagado sobre o mercado de trabalho na cidade, quando na volta dos brasileiros, explicou Eloísio que, “estamos trabalhando muito para o desenvolvimento de nossa cidade. Sei que ainda têm muitos brasileiros nos Estados Unidos e que a crise que afetou o mundo como um todo, chegou aos Estados Unidos. Portanto, o Brasil e Poços se tornaram um porto seguro. E o índice de desemprego na cidade é muito pequeno, comparado à Europa, onde o índice de desemprego atinge até vinte por cento. Em Poços, o índice de desemprego é de cinco a seis por cento. A nossa Administração, possibilitou que Poços se tornasse a sexta melhor cidade de Minas Gerais para abrir novos negócios. Antes, a cidade estava em nono lugar. Acabamos de ter a consolidação do PIB de Poços, com um crescimento expressivo de 11%, nos colocando na liderança no Sul de Minas, à frente de Varginha e Pouso Alegre, cidades parecidas com a nossa”.

Distrito Industrial – “ O Distrito Industrial, vale a pena dizer para os nossos irmãos que estão lá fora, é uma realidade da nossa administração. Trabalhamos muito para a regularização da terra e da regulamentação ambiental. Com isso, abrimos uma porta significativa para recursos públicos para a infraestrutura do distrito e conseguir recursos fora. Há uma série de empresas importantes em obras no distrito. Temos na cidade a Danone, com um investimento de 100 milhões na nova linha de produtos, a linha Baby, leites especiais. A empresa inicia as suas atividades no Distrito em 2016”, reforça. “Poços de Caldas tem se colocado de maneira firme em relação ao desenvolvimento industrial, com empresas de qualidade. A nossa cidade é uma cidade de oportunidades. E para os que pretendem voltar e investir no país, o Brasil está pronto para recebê-los, e, neste contexto, a cidade de Poços também”, finaliza.

WaltherAlvarenga

Walther Alvarenga