Obama diz que EUA vão impor novas sanções contra russos

Obama diz que EUA vão impor novas sanções contra russos

Alvos serão pessoas ligadas à incorporação da Crimeia pela Rússia. EUA não reconhecem tratado de anexação assinado por Moscou.

Obama anunciou que banco que dá suporte ao governo da Rússia e pessoas que apoiaram anexação da Crimeia sofrerão sanções dos EUA (Foto: Mandel Ngan/AFP)
Obama anunciou que banco que dá suporte ao governo da Rússia e pessoas que apoiaram anexação da Crimeia sofrerão sanções dos EUA (Foto: Mandel Ngan/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira (20) que seu governo está se mobilizando para impor sanções adicionais contra indivíduos ligados à incorporação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia.

Entre os atingidos pelas sanções estão membros do governo da Rússia, outras pessoas e um banco que fornece apoio material para as lideranças russas. Ele não citou nomes e nem quantos seriam afetados.

“Nós estamos impondo sanções adicionais a indivíduos sêniores da Rússia e também de alguns setores importantes da economia que fornecem suporte de apoio ao governo da Rússia”, disse Obama em pronunciamento realizado nos jardins da Casa Branca, em Washington.


______continua após a publicidade_______

seguro


Segundo Obama, ele assinou uma ordem executiva abrindo caminho para sanções em setores chaves da economia russa, se necessário. As sanções poderiam afetar inclusive a economia global, disse ele no pronunciamento.

“A Rússia precisa saber que uma futura escalada do conflito irá apenas isolá-la na comunidade internacional”, afirmou Obama, afirmando que a anexação da Crimeia pela Rússia afetou a soberania da Ucrânia. As ameaças da Rússia em relação ao sudoeste e na região oriental da Ucrânia representam um sério risco de escalada do conflito, acrescentou.

“O povo da Ucrânia tem o direito de determinar o próprio destino”, disse.

Na próxima semana, ele irá participar de uma conferência do G7 em Haia para reiterar o “inabalável apoio” dos EUA à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Fonte: g1.globo.com



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie