-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Biblioteca da Flórida Central ensina crianças de 3 a 12 anos sobre educação financeira - about 1 hour ago
-
Mudanças de segurança no trânsito em Orlando entram na próxima fase - about 1 hour ago
-
FC Series 2025: Futebol brasileiro brilha na Flórida com jogos intensos e emoção - 16 hours ago
-
Sorte grande! Morador da Flórida leva US$ 43 milhões na loteria - 20 hours ago
-
Estudantes indocumentados podem ser barrados de universidades na Flórida - 20 hours ago
-
‘Festival de Pernas de Sapo de Fellsmere’ oferece degustação e música ao vivo - 1 day ago
-
Possível acordo de fusão entre ‘Azul’ e ‘Gol’ concentrará 60% do mercado aéreo - 1 day ago
-
Daiso chega à Flórida: Tampa recebe a primeira unidade da famosa loja japonesa - 2 days ago
-
Primeiro bebê nascido no novo hospital de Orlando ganha bolsa de estudos de US$ 5.000 - 2 days ago
-
Condado de Osceola lança programa de assistência ao aluguel às famílias carentes - 15/01/2025
Inspiração
O que aconteceu? Andou vendo um passarinho verde foi? Poxa, mas hoje você acordou inspirado hein? Nossa! Mas quanta inspiração hein? Dizem que a inspiração vem do fundo da alma, da sensibilidade, da felicidade que aprendemos a ter.
Falando sobre inspiração, ouvi em um comercial na televisão de que carinho inspira carinho. Se assim for, amor também inspira amor, felicidade deve inspirar felicidade, amizade, amizade.
Então a tal inspiração de que tanto se fala seria uma consequência de nosso estado de espírito. E o poeta tem na sua musa o estado de espírito da paixão. Realmente então, a inspiração é a consequência do estado de inspiração de outro, e não só nosso. Por conseguinte também, deveria sempre ter a contra partida. Mas e os poetas que cantam o amor impossível, a paixão desencantada, a perda do carinho? Devem então sofrer as consequências de inspiração que lhes passam os que querem bem.
Deixando de lado o romantismo, os criadores das guerras, têm inspiração de onde? De nefastos passados? Os semeadores da discórdia, de onde tirariam sua inspiração?
O mais interessante que podemos ver, é que muitas vezes aqueles que recebem a semente do amor, carinho, amizade, dão em troca desprezo, rejeição, humilhações.
De onde estes tirariam toda essa inspiração?
Certo psicólogo disse-me um dia que, aqueles que assim agem, não conseguiram jamais ruminar os males sofridos e ficam sempre só esperando alguma vitima melhor para regurgitar todo azedo que levam dentro de si.
Então só resta tentar descobrir se alguns veem um passarinho verde, os outros devem ver o que? Um urubu? Coitado deste! Não tem culpa de ser.
Se for verdade que a inspiração vem do fundo da alma, da sensibilidade e felicidade que aprendemos a ter, de que profundezas vem a inspiração destes outros?
Até porque só se consegue ser feliz, quando se é felicidade.
Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior.