-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Prefeita de Tampa apresenta orçamento bilionário apostando em infraestrutura e combate ao crime - 5 hours ago
-
ACLU denuncia “Alligator Alcatraz” por negar advogados e dignidade aos detentos - 5 hours ago
-
Alerta vermelho: tempestade Invest 93L pode retornar e inundar a Flórida novamente - 6 hours ago
-
‘Costco’ alerta consumidores para devolução imediata de produtos contaminados - 7 hours ago
-
Baixos salários provocam a saída de 100 bombeiros no Condado de Brevard - 7 hours ago
-
Magia no gelo: Disney On Ice chega com seis shows incríveis em Orlando - 1 day ago
-
Buraco na areia vira pesadelo durante férias em praia popular da Flórida - 1 day ago
-
Bactéria “comedora de pele” faz 4 mortos na Flórida em 2025 e acende alerta nos EUA - 1 day ago
-
Tecnologia do ‘Museu de Arte de Orlando’ auxilia pessoas com deficiência visual - 1 day ago
-
Cocoa Beach vota pelo aumento de taxas de estacionamento a moradores e turistas - 1 day ago
Inspiração
O que aconteceu? Andou vendo um passarinho verde foi? Poxa, mas hoje você acordou inspirado hein? Nossa! Mas quanta inspiração hein? Dizem que a inspiração vem do fundo da alma, da sensibilidade, da felicidade que aprendemos a ter.
Falando sobre inspiração, ouvi em um comercial na televisão de que carinho inspira carinho. Se assim for, amor também inspira amor, felicidade deve inspirar felicidade, amizade, amizade.
Então a tal inspiração de que tanto se fala seria uma consequência de nosso estado de espírito. E o poeta tem na sua musa o estado de espírito da paixão. Realmente então, a inspiração é a consequência do estado de inspiração de outro, e não só nosso. Por conseguinte também, deveria sempre ter a contra partida. Mas e os poetas que cantam o amor impossível, a paixão desencantada, a perda do carinho? Devem então sofrer as consequências de inspiração que lhes passam os que querem bem.
Deixando de lado o romantismo, os criadores das guerras, têm inspiração de onde? De nefastos passados? Os semeadores da discórdia, de onde tirariam sua inspiração?
O mais interessante que podemos ver, é que muitas vezes aqueles que recebem a semente do amor, carinho, amizade, dão em troca desprezo, rejeição, humilhações.
De onde estes tirariam toda essa inspiração?
Certo psicólogo disse-me um dia que, aqueles que assim agem, não conseguiram jamais ruminar os males sofridos e ficam sempre só esperando alguma vitima melhor para regurgitar todo azedo que levam dentro de si.
Então só resta tentar descobrir se alguns veem um passarinho verde, os outros devem ver o que? Um urubu? Coitado deste! Não tem culpa de ser.
Se for verdade que a inspiração vem do fundo da alma, da sensibilidade e felicidade que aprendemos a ter, de que profundezas vem a inspiração destes outros?
Até porque só se consegue ser feliz, quando se é felicidade.
Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior.