-
Buldogues de Lady Gaga roubados: cantora oferece recompensa de 500 mil dólares - 2 days ago
-
Biden revoga veto de Trump e autoriza grenn card e vistos de imigrantes - 2 days ago
-
Vacina contra Covid-19 autorizada nas farmácias CVS da Flórida - 24/02/2021
-
Pamela Tello, influenciadora digital nos EUA, convidada a integrar “Grupo LIDE USA/Flórida” - 23/02/2021
-
“Auxílio Moradia” socorre famílias com ordem de despejo na Flórida. - 22/02/2021
-
Perda de memória e cansaço persiste, revela Gwyneth Paltrow, após se recuperar da Covid - 21/02/2021
-
Ônibus autônomos, sem motorista, circulam em Lake Nona. - 17/02/2021
-
O que muda para o imigrante indocumentado no governo Biden? Advogada de Imigração esclarece. - 16/02/2021
-
Biden pretende quadruplicar entrada de refugiados nos EUA em 2021 - 13/02/2021
-
A magia de Orlando inspira pedidos de casamento: ‘Quer se casar comigo?’ - 12/02/2021
Inatividade física é responsável por duas vezes mais mortes do que obesidade
ABR/15 – pág. 54
Uma caminhada de 20 minutos por dia pode ser suficiente para reduzir o risco de morte precoce de um indivíduo, de acordo com uma nova pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition. O estudo com mais de 334 mil mulheres e homens europeus descobriu que o dobro de mortes pode ser atribuído à falta de atividade física em comparação com o número de mortes atribuíveis à obesidade, mas que apenas um modesto aumento na atividade física pode trazer benefícios significativos para a saúde.
A mensagem é simples: apenas uma pequena quantidade de atividade física por dia pode ter benefícios substanciais para as pessoas que são fisicamente inativas.
A inatividade física tem sido consistentemente associada a um risco aumentado de morte prematura, bem como a um maior risco de doenças, tais como doenças cardíacas e câncer. Embora também possa contribuir para o aumento do índice de massa corporal (IMC) e obesidade, a associação com a morte precoce é independente do IMC de um indivíduo.
Para medir a relação entre a inatividade física e a morte prematura e sua relação com a obesidade, os pesquisadores analisaram dados de 334.161 homens e mulheres em toda a Europa que participam do estudo European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition Study (EPIC). Entre 1992 e 2000, os pesquisadores mediram a altura, o peso e a circunferência da cintura e usaram a auto-avaliação para medir os níveis de atividade física. Os participantes foram seguidos ao longo de 12 anos, durante os quais 21.438 participantes morreram.
Os pesquisadores descobriram que a maior redução no risco de morte prematura ocorreu na comparação entre os grupos inativos e moderadamente inativos, julgados pela combinação de atividades no trabalho com atividades recreativas; pouco menos de um quarto (22,7%) dos participantes foram classificados como inativos, com relato de nenhuma atividade recreativa em combinação com uma ocupação sedentária. Os autores estimam que fazer o equivalente a apenas vinte minutos de caminhada por dia – queima entre 90 e 110 kcal (“quilocalorias”) levaria um indivíduo do grupo inativo a moderadamente inativo a reduzir o risco de morte prematura em 16 a 30%. O impacto foi maior entre os indivíduos com peso normal, mas mesmo aqueles com maior IMC observaram o benefício.
Utilizando os mais recentes dados disponíveis sobre mortes na Europa, os investigadores estimam que 337 mil dos 9,2 milhões de mortes entre mulheres e homens europeus eram atribuíveis à obesidade (classificados como um IMC superior a 30). No entanto, cerca do dobro desse número de mortes (676.000) poderia ser atribuído à inatividade física.
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, publicação online de 14 de janeiro de 2015
Elaine Peleje Vac
elaine@nossagente.net
(Médica no Brasil)
Não tome nenhum medicamento sem prescrição médica.
Consulte sempre o seu médico.