-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Jude Law e Gibson lideram as celebridades confirmadas na ‘MegaCon Orlando’ - 9 hours ago
-
Você é a favor de assento reclinável em voos? Resultado de pesquisa surpreende - 9 hours ago
-
Descubra os nomes de bebês mais populares da Flórida em 2024 - 1 day ago
-
Frente fria pode trazer neve para a Flórida: confira o que esperar neste fim de semana - 1 day ago
-
Biblioteca da Flórida Central ensina crianças de 3 a 12 anos sobre educação financeira - 1 day ago
-
Mudanças de segurança no trânsito em Orlando entram na próxima fase - 1 day ago
-
FC Series 2025: Futebol brasileiro brilha na Flórida com jogos intensos e emoção - 16/01/2025
-
Sorte grande! Morador da Flórida leva US$ 43 milhões na loteria - 16/01/2025
-
Estudantes indocumentados podem ser barrados de universidades na Flórida - 16/01/2025
-
‘Festival de Pernas de Sapo de Fellsmere’ oferece degustação e música ao vivo - 16/01/2025
Estados Unidos investem no ensino de Ciência da Computação para crianças
Os Estados Unidos estão investindo mais no ensino de aulas de codificação e ciência da computação durante a educação básica. Segundo reportagem do New York Times, cerca de 30 distritos escolares vão adotar o ensino de codificação a partir do próximo ano letivo. Alunos do ensino médio são os mais beneficiados, mas a medida também se estende a algumas escolas de ensino fundamental.
Segundo o Code.org, grupo apoiado pelo setor de tecnologia, desde dezembro do ano passado 20 mil professores introduziram aulas de codificação entre a pré-escola e o 12º ano. Em nove Estados norte-americanos o ensino de ciência da computação deixou de ser uma matéria eletiva e passou a ter o mesmo valor de matérias tradicionais, como matemática.
O grupo recebeu contribuições de empresas como o Facebook de até US$ 10 milhões, o que alguns consideram preocupante. A organização, no entanto, tem custeado a formação de professores do secundário para que eles possam dar aulas mais avançadas. Para alunos menores, o grupo desenvolveu um currículo diferenciado, com informações mais básicas e introdutórias utilizando jogos como Angry Birds.
Neste caso as aulas não utilizam a linguagem básica da programação, mas comandos simples como “avançar” e “virar à esquerda” para facilitar a compreensão. Esse tipo de recurso surgiu em 2007 no Laboratório de Mídia do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) com o desenvolvimento da linguagem de programação visual Scratch, que tem sido difundida pela Code.org entre escolas e educadores.
Não se sabe se no futuro o ensino destas disciplinas realmente ajudarão os estudantes a conseguirem uma melhor colocação no mercado ou se influenciará diretamente na escolha da área de atuação, no entanto muitos acreditam que o investimento na área é um avanço sem precedentes.
Nova Iorque é uma das cidades que mais está investindo e treinando professores para atuarem em 40 colégios públicos. Até 2015 a cidade pretende ampliar a presença das disciplinas de computação no ensino médio. Já em Chicago a expectativa é que até 2019 o ensino de ciência da computação esteja na grade curricular de todos os colégios públicos da cidade.