Briga judicial: EUA tentam impedir nova expedição aos destroços do Titanic

Governo federal tenta impedir expedição de explorar destroços do Titanic em maio de 2024

A expedição deverá ocorrer em maio de 2024, mas em Washington o governo federal tenta impedir a operação, lembrando a morte de cinco pessoas quando o submersível em que eles estavam implodiu

Da Redação – Queda de braço entre o governo dos EUA e a empresa “RMS Titanic Inc.”, que detém os direitos de salvamento dos destroços do Titanic, se intensifica após divulgação de que uma expedição vem sendo organizada para realizar buscas por itens com importância histórica – quase 4 mil metros de profundidade. A embarcação deverá ocorrer em 2024, mas em Washington, o governo federal tenta impedir a operação, lembrando a morte de cinco pessoas quando o submersível em que eles estavam implodiu.

A Casa Branca se baseiam em uma lei federal e em um acordo com a Grã-Bretanha que designa o local do naufrágio como ambiente sagrado. A preocupação do governo dos EUA é que uma expedição poderia afetar os restos mortais que estão no local. No naufrágio, 1.500 dos 2.208 passageiros e tripulantes que estavam a bordo morreram. Ainda assim, a “RMS Titanic Inc.” insiste nas buscas, previstas para maio de 2024.


______continua após a publicidade_______

seguro


Em meio ao impasse, o governo norte-americano e a “RMS Titanic Inc.” seguem em uma batalha judicial no Tribunal Distrital de Norfolk, no estado da Virgínia, que é responsável por supervisionar as questões relacionadas ao navio naufragado.

As autoridades argumentam que uma expedição como a proposta pela empresa ao casco do Titanic violaria a lei norte-americana e o acordo com a Grã-Bretanha. Alterar, interferir ou danificar os escombros do transatlântico ou seus objetos também seria uma infração.

E embora não pretenda solicitar autorização para realizar a missão, a “RMST” não pode prosseguir sem a aprovação do Secretário de Comércio dos EUA. A empresa não apresentou resposta em tribunal, mas já contestou a constitucionalidade dos esforços dos EUA para infringir os seus direitos de salvamento de um naufrágio em águas internacionais.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie