-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Frio chegando! Duas frentes frias vão mudar o tempo na Flórida nos próximos dias - 12 hours ago
-
Flórida entre os estados que mais geram empregos nos EUA - 12 hours ago
-
Astronautas que ficaram quase 10 meses presos no espaço retornam à Terra em segurança - 12 hours ago
-
Projeto de lei propõe apoio à população da Flórida após danos causados por furacões - 12 hours ago
-
Incêndio florestal leva à ação rápida na retirada de famílias do Condado de Osceola - 13 hours ago
-
Pan IBJJF 2025: O maior campeonato de jiu-jitsu da América chega à Flórida! - 1 day ago
-
Militares e policiais brasileiros migram para os EUA em busca de salários maiores - 2 days ago
-
Após 9 meses presos no espaço, astronautas da NASA voltam à Terra com Crew-9 - 2 days ago
-
Universal Orlando revela primeiras imagens do aguardado parque Epic Universe - 2 days ago
-
‘Fun Spot America’ anuncia novos brinquedos para temporada de diversão - 2 days ago
Ambientalistas dos EUA advertem sobre venda irregular de pesticidas
Ao menos dois produtos foram liberados no mercado sem passar por testes.
Agência ambiental informa que trabalha para regulamentar produtos.
Milhares de pesticidas circulam no mercado americano apesar de não terem sido aprovados em rigorosos testes de segurança, colocando em risco a saúde de pessoas, animais e insetos polinizadores, como as abelhas, alertou um grupo de ambientalistas dos Estados Unidos nesta quarta-feira (27).
O Conselho de Defesa de Recursos Naturais culpou uma lacuna regulatória no Congresso que data de 1978 e permitiu à Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) aprovar mais de 10 mil pesticidas com a realização de testes mínimos.
Este “registro condicional” foi estabelecido para casos específicos, como o aparecimento de doenças ou crises de saúde pública, mas na prática foi aplicado em 65% dos 16.000 pesticidas do mercado. “Um dos problemas que também descobrimos foi que o banco de dados da EPA está caótico”, afirmou Mae Wu, advogada do Conselho Nacional de Proteção Ambiental, que participou da investigação nos últimos dois anos.
“Não estavam seguindo em absoluto os procedimentos corretos de registro”, acrescentou, em declarações à imprensa, ao observar que o público nunca esteve envolvido no processo de seleção e que os pesticidas temporários ficavam relegados a “buracos negros”.
Revisão de pesticidas
O Conselho mencionou dois produtos que chegaram ao mercado sem ser submetidos a testes de toxicidade: um bactericida conhecido como nanosilver, usado em tecidos e vestuário, e o pesticida clotianidina, que ameaça as abelhas.
O grupo pediu à EPA que revise os pesticidas registrados, revogue a aprovação do nanosilver e da clotianidina, além da formação de uma base de dados de pesticidas autorizados, acessível ao público.
A agência ambiental norte-americana respondeu em um comunicado que está “trabalhando intensamente para proteger as abelhas e outros polinizadores dos pesticidas perigosos através de uma regulamentação, do trabalho de voluntários e de programas de pesquisa”.
A EPA também está ‘acelerando o calendário para revisar os pesticidas neonicotinoides devido às incertezas em torno destes e ao desconhecimento de seus potenciais efeitos nas abelhas’, disse.
Fonte: g1.globo.com