Risco de parto prematuro em gestantes com doença periodontal

A gravidez é um momento maravilhoso na vida da mulher, mas muitas vezes não sabemos como a saúde bucal pode afetar esse processo mágico.

Existe uma grande ligação entre a saúde oral e a gravidez, uma vez que as doenças periodontais podem estar relacionadas com partos prematuros. Por isso é muito importante manter a higiene oral durante toda a gravidez.

Uma condição gengival reversível é conhecida como gengivite, conforme é denominado pela Academia Americana de Periodontologia (AAP). É quando a gengiva fica irritada devido a indevida higiene bucal, deixando-a inchada, inflamada e vermelha. Você pode experimentar algum sangramento também.

______continua após a publicidade_______

seguro

Já uma condição gengival irreversível é conhecida como doença periodontal. É uma infecção gengival grave que danifica os tecidos moles e, sem tratamento, pode destruir o osso que sustenta os dentes. A periodontite pode levar à perda dos dentes.

Doença Periodontal e Gravidez

Como afirmado em um artigo da Oral & Implantology, a doença periodontal durante a gravidez começa com o acúmulo de placa dentária, que pode aumentar devido à ação hormonal. Alterações no microbioma bucal de gestantes também podem contribuir para o desenvolvimento desta doença periodontal.

Alguns sintomas da doença gengival durante a gravidez:

Sangrado gengival
Gengivas vermelhas ou inchadas
Bolsos entre dentes e gengivas
Dentes sensíveis ou soltos
Dificuldade ou dor ao mastigar
Mal alinhamento dos dentes
Mau hálito persistente

Alguns estudos nos mostram que gestantes com doença periodontal correm o risco de ter: partos prematuros ou bebês com baixo peso ao nascer que podem levar ao crescimento restrito do bebê, atraso no desenvolvimento de habilidades motoras, baixo crescimento social e dificuldades de aprendizagem. E também problemas respiratórios, perda de visão ou audição e problemas do trato digestivo.

Recomendações para Gestantes

O autocuidado com a saúde bucal em casa é de extrema importância durante a gravidez, devendo-se estimular a escovação dos dentes pelo menos duas vezes ao dia e o uso do fio dental diariamente. Isso ajuda a remover a placa bacteriana ao redor dos dentes e gengivas regularmente, para que seja difícil que uma infecção bacteriana se instale.

A visita regular ao dentista para limpeza dos dentes é recomendada, pois desempenha um papel fundamental na remoção da placa bacteriana, evitando assim complicações para a mulher e seu bebê.

Serviço

“CG Dentist Orlando”
Fone: 407-219-5931
Endereço8865 Commodity Cir # 6, Orlando, FL 32819

Atenção: necessário fazer agendamento



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie