O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

COLUNA NOSSA GENTE || COMUNIDADE BRASILEIRA || Vanessa Salmeron – Midia America

Ser mãe ou familiar da pessoa autista pode ser uma jornada desafiadora, mas também pode ser uma oportunidade para ser uma voz importante na conscientização e inclusão do autismo na nossa sociedade nos tempos atuais.

É importante entender que o autismo é uma condição neurológica que afeta a maneira como uma pessoa processa informações e interage com o mundo ao seu redor. Embora cada pessoa autista seja única, todas merecem igualdade de oportunidades e inclusão na sociedade.


______continua após a publicidade_______

seguro


Convido as mães ou familiares da pessoa autista, para poder desempenhar um papel fundamental na conscientização da sociedade sobre o autismo e na promoção da inclusão do autista em atividades sociais e comunitárias. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode ajudar:

Compartilhe informações sobre o autismo: Você pode compartilhar informações sobre o autismo com amigos, familiares, professores e outras pessoas em sua comunidade. Isso pode incluir materiais educacionais, como folhetos ou vídeos explicativos, ou simplesmente compartilhando suas próprias experiências como mãe ou familiar de um autista.

Participação em eventos comunitários: Procure oportunidades para participar de eventos comunitários com seu filho autista, como feiras, eventos esportivos ou atividades culturais. Essas experiências podem ser valiosas para ajudar seu filho a se conectar com outras pessoas e a desenvolver habilidades sociais.

Incentive a inclusão: Seja um defensor da inclusão do autismo em atividades sociais e comunitárias. Você pode falar com professores, líderes comunitários e organizadores de eventos para garantir que as necessidades dos autistas sejam atendidas e que eles sejam incluídos em todas as atividades.

Seja um exemplo: Como mãe ou familiar da pessoa autista, você pode ser um exemplo para outras pessoas em sua comunidade. Seja positivo e encorajador, e mostre que as pessoas com autismo têm muito a oferecer ao mundo. Com o seu apoio, outras famílias e a comunidade como um todo podem aprender a abraçar e celebrar a diversidade.

Em suma, como mãe ou familiar da pessoa autista, você pode desempenhar um papel importante na conscientização e inclusão do autismo em sua comunidade. Ao compartilhar informações, participar de eventos, incentivar a inclusão e ser um exemplo positivo, você pode ajudar a garantir que todos, independentemente de sua condição, tenham oportunidades iguais e sejam valorizados na sociedade.

Texto: Vanessa Caetano Salmeron – mãe do Nelsinho Caetano Salmeron, 18 anos autista.

Sobre: O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

O “Dia Mundial do Autismo”, celebrado anualmente em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado no mundo desde 2008. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da sociedade para a questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo o Centros de Controle e Prevenção de Doenças( CDC).

Hoje, entre cada 36 crianças, uma criança é diagnosticada com autismo nos EUA e desde 2021 aconteceu um aumento de 18%, na população mundial e é mais comum em meninos do que em meninas (por isso a cor azul foi reconhecida mundialmente como a cor do autismo). 



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie