Inúmeros são os benefícios de beber água

voltar

FEV/13 – pág. 46

Diferente da cultura brasileira, os americanos carregam suas garrafinhas de água para todos os lugares. O maior cuidado é estarem bem hidratados. Quais as necessidades diárias de líquidos que devem ser ingeridas durante o dia para obtermos os benefícios da água?

Se pensarmos na água como importante nutriente necessário para que nosso corpo possa funcionar adequadamente, devemos considerar os fatores individuais que irão determinar a quantidade de água a ser ingerida. Vai depender dos hábitos, das atividades e de certas enfermidades do indivíduo. Por exemplo: nosso corpo em estado normal apresenta considerável perda diária de líquido através da pele, respiração, urina e fezes, necessitando ser reposta. Quanto mais líquido perdemos, mais líquido necessitamos repor, o que ocorre quando suamos muito.

Um parâmetro útil e simples para sabermos se a ingestão de água está suficiente é a observação da coloração e odor da urina. Caso a urina esteja muito amarela e com forte odor, significa que está muito concentrada, ou seja, a quantidade de líquido ingerida não é suficiente. Se a urina apresentar uma coloração amarela clara e sem odor, provavelmente, sua hidratação está satisfatória. Importante lembrar que certos alimentos, como beterraba, e certas vitaminas – C, complexo B, entre outros – costumam modificar a coloração e odor da urina. Nesses casos, não se recomenda usar esse parâmetro para avaliar a quantidade de água a ser ingerida.

Os benefícios da ingestão de água para a boa hidratação são muitos, abaixo alguns aspectos:

Beber água ajuda a manter o balanço dos fluidos corporais
Considerando que o corpo adulto é constituído por 60% de água, várias funções do nosso corpo (digestão, absorção, circulação, excreção, formação de saliva, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal) necessitam de boa hidratação do corpo para seu processamento normal.

Como se processa o mecanismo da sede: a parte posterior da hipófise no nosso cérebro tem estreita relação com os rins, que irá comunicar ao cérebro a quantidade de líquidos que foram excretados pela urina. O cérebro, então, decidirá se irá liberar ou reter os fluidos no organismo.

Por outro lado, quando a célula apresenta-se desidratada, mensagens serão levadas ao cérebro estimulando a sede. Ou seja, é o pedido de socorro do corpo que necessita de líquido (água, suco, chá, sopa). Vale a pena lembrar que existem certos medicamentos que causam secura como efeito colateral, bem como medicamentos que promovem maior eliminação de líquidos, como os diuréticos.

Água ajuda a tonificar os músculos
Quando a célula muscular está carente de fluidos e eletrólitos, ela não consegue funcionar adequadamente e torna-se fraca, resultando na fraqueza muscular. Assim podemos compreender quão importante é beber líquidos quando se faz exercício físico. De preferência duas horas antes e durante o exercício.

Água ajuda a manter a pele saudável
A pele necessita muito estar hidratada para cumprir sua função de defesa – como uma barreira – que impeça a perda excessiva de líquidos, ação importante para regular a temperatura corporal. Uma pele bem hidratada evita o envelhecimento precoce sem a exacerbação das rugas que ficam mais evidentes quando a pele está com falta de líquido. Não adianta beber água em excesso, pois o organismo se encarregará de expelir o excesso, retendo somente a quantidade necessária.

Água ajuda os rins
Os rins são importantes órgãos de eliminação de toxinas, como a ureia. Porém, para que esta eliminação ocorra adequadamente, é necessário líquido suficiente; do contrário, ficaremos com substâncias tóxicas circulando por mais tempo em nosso organismo, prejudicando e comprometendo uma série de funções.
Por outro lado, pessoas que bebem pouco líquido, como as idosas, não sentem muita sede e possuem maior possibilidade de apresentarem desidratação, bem como pedras nos rins.

Água mantém os intestinos trabalhando normalmente
Quando o corpo está bem hidratado, o intestino funciona melhor, prevenindo a constipação intestinal (prisão de ventre). Quando existe falta de fluidos no organismo, o intestino grosso absorve a água das fezes para as outras funções, resultando no ressecamento das fezes, o que dificulta sua eliminação. A combinação de fibras com água é excelente, pois as fibras absorvem e mantêm a água no interior do intestino, agindo como uma vassoura que hidrata e elimina as fezes. Fibras (farelo de trigo, goma guar, flaxseed, aspargos, aveia, arroz integral) e frutas (ameixa, damasco, mamão, pera) podem ajudar se usadas regularmente.

Água como tratamento
Em certas situações, deve-se aumentar a ingestão de líquidos como parte do tratamento: febre, vômitos, diarreias, devido à perda adicional de fluidos. A água de coco é excelente líquido para essas situações, pois, além de repor líquido, repõe os eletrólitos. Nos casos de infeçcão urinária e cálculos renais, deve-se aumentar consideravelmente a ingestão de líquidos. Por outro lado, existem certas enfermidades em que a diminuição da ingestão de líquidos é necessária, como insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência renal.

A escolha da água é importante. A grande maioria das águas disponíveis no mercado, a água da torneira, bem como os refrigerantes são de natureza ácida. As águas mais alcalinas são excelentes para balancear o excesso de acidez gerado pelas reações bioquímicas normais do nosso corpo que são adicionadas por inúmeras substâncias externas como os agrotóxicos, hormônios, antibióticos etc. Apesar de a água alcalina ser em parte neutralizada pela acidez do estômago, seu excelente efeito clínico desintoxicante é observado na prática. Pode-se iniciar com três copos de água ligeiramente alcalina por dia e posterior ajuste. Casos específicos requerem orientação médica.

Para finalizar, a água é um dos melhores veículos de transmissão. Como o nosso pensamento é constituído de ondas eletromagnéticas, nada melhor que um organismo bem hidratado para transmitir os nossos melhores pensamentos e vibrações para as nossas células, tornando-as saudáveis, e o seu dono, feliz!

Elly Tuchler
Médica Acupunturista
www.acuhomeo.com
(407) 373-0606