Segundo autorização da “Food and Drug Administration (FDA)”, as farmácias dos EUA estão autorizadas a vender pílulas abortivas de mifepristona. O medicamento estará disponível nas redes “CVS” e “Walgreens
Da Redação – De acordo com as novas diretrizes publicadas na terça-feira (3) pela “Food and Drug Administration (FDA)” dos EUA, as farmácias estão autorizadas a vender pílulas abortivas de mifepristona. O medicamento será oferecido desde que prescrito por um médico e que atenda a determinados requisitos. Portanto, as redes de farmácias como “CVS” ou “Walgreens”, poderão vender o abortivo em suas lojas.
Até o momento, antes da autorização da “FDA”, apenas médicos ou clínicas credenciadas tinham o aval para autorizar a venda das pílulas abortivas de mifepristona.
A decisão permite a ampliação do acesso à medicação abortiva em estados onde não é legal, mas em outros territórios o acesso a pílulas foi restringido por decisão do “Supremo Tribunal Federal” em junho passado, que eliminou a proteção constitucional ao aborto.
De acordo com os órgãos de comunicação nos EUA, quase metade de todos os abortos realizados no país são por meio de pílulas. A mifepristona é um dos dois medicamentos comumente usados para interromper a gravidez, juntamente com o misoprostol, que causam a evacuação do útero e não são bem regulados.
O FDA autoriza o uso de mifepristona durante as dez primeiras semanas de gravidez, “mas não deixe de fazê-lo, pelo menos até a décima terceira semana”, segundo estudos citados pelo The New York Times.