Brasileiros relatam desespero no momento em que terremoto sacode Nova York

Foi uma sexta-feira (5) tensa em Nova York, quando um terremoto de 4,8 na escala Richter sacudiu a cidade. Os tremores mais fortes foram sentidos nas regiões de New Jersey. O “Nossa Gente” conversou com brasileiros que presenciaram abalo sísmico

Da Redação – Brasileiros residentes em Nova York e na cidade de Newark, em New Jersey, relataram momentos de pânico, na manhã desta sexta-feira (5), quando um terremoto de 4,8 na escala Richter sacudiu a Big Apple, causando tremores que derrubaram quadros de residências e escritórios. Tudo ocorreu às 10h20, segundo relatos de bombeiros, entretanto, não houve vítimas ou danos nas construções. Ainda assim, o susto foi grande e pessoas correram para as ruas, deixando os prédios de apartamentos.

O “Serviço Geológico dos EUA (USGS)”,  informou que o sismo registrou uma magnitude preliminar de 4,8 na escala de Richter e teve epicentro perto da localidade de Lebanon, em New Jersey. Há relatos de que foi sentido nos estados vizinhos do Connecticut e Massachusetts.


______continua após a publicidade_______

seguro


A brasileira Maria Pinheiro, que trabalha como house cleaner, em Newark, relatou ao “Nossa Gente” que sentiu o tremor, por volta das 10h30, quando estava no trabalho. “Uma sensação horrível, e embora tenha durado uns  quinze segundos, foi desesperador. Já enfrentei furacões, mas tremores assim foi a primeira vez. Uma sensação de impotência”, conta.

Já a brasileira Malu Azeredo, promoter em New Jersey, disse que sentiu medo a princípio, mas procurou manter a calma. “Não dá para explicar em palavras o que um terremoto pode causar. Você quer correr, se esconder em algum lugar, mas não há o que fazer. Tem que confiar em Deus, pedir proteção e esperar. Não há uma saída”,  desabafa.

Para o caminhoneiro João Marcos, que reside na cidade de Mount Vernon (NY), houve muita preocupação. “Eu estava na estrada quando a minha esposa me ligou apavorada, pedindo para eu olhasse as câmeras instaladas na nossa casa para ver se algo ocorrido. Ela também estava trabalhando quando aconteceu o terremoto. Graças a Deus a nossa casa estava intacta. Eu fiquei muito assustado com o que ocorreu”, enfatiza.

A governadora do Estado de Nova York, Kathy Hochul, escreveu nas redes sociais que o abalo foi sentido em todo o Estado e que iriam ser apurados eventuais danos que pudessem ter ocorrido.

A polícia de Manhattan disse que não recebeu pedidos de ajuda. Já o prefeito de Nova York, Eric Adams, garantiu que não houve danos estruturais nem prejuízos pessoais, incentivando os nova-iorquinos a seguirem normalmente com a suas vidas. Muitos tinham abandonado às pressas edifícios e habitações quando se aperceberam do abalo. Vários aeroportos da área de Nova York suspenderam operações devido ao sismo, tendo retomado os voos poucas horas depois.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie