-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
ESTRÉIA: Nova coluna sobre negócios. - 19 hours ago
-
Escolas adotam semana de 4 dias: um desafio para os pais que trabalham fora - 23 hours ago
-
Operação expulsa 700 imigrantes que tentavam entrar nos EUA pelo Rio Grande - 23 hours ago
-
De Niro é criticado por atuar em comercial da Uber que homenageia ‘Taxi Driver’ - 23 hours ago
-
Aplausos e presença de autoridades na primeira viagem de trem Orlando a Miami - 23/09/2023
-
Flórida suspende bolsas de estudo para escolas com vínculos com Partido Chinês - 23/09/2023
-
Desafio final de McCall, ex-agente do governo no suspense ‘O Protetor 3’ - 23/09/2023
-
Drica Moraes leva o prêmio de ‘melhor atriz’ no ‘Festival Inffinito’ em Miami - 22/09/2023
-
Prepare-se para viver 48 noites de desafios no ‘Halloween Horror Nights’ - 22/09/2023
-
Cidades da fronteira declaram “caos imigratório” com excesso de pessoas - 22/09/2023
A Importância da Drenagem Linfática em Fase Gestacional
Edição de março/2020 – p. 40
A Importância da Drenagem Linfática em Fase Gestacional
Helena Hanna Giusti
Massage Therapist licenciada pelo estado da Flórida, Personal Trainer certificada nos EUA, Fisioterapeuta e Esteticista
Vamos conversar um pouco sobre a importância da massagem de Drenagem Linfática nas gestantes que estejam “turistando” ou morando na Flórida?
Certamente, as futuras mamães que visitam a Terra da Magia ou trabalham em Orlando (ou são do Lar) precisam se cuidar e ter o imprescindível cuidado de um profissional qualificado para receber a confortável técnica de drenagem com o objetivo de serem bem cuidadas nesse período de fragilidade chamado gestação.

Incrível como a fase gestacional, em que a gravidez se torna prioridade na vida de uma mulher e de toda a família, requer cuidados. Com ela, passamos por alegrias, anseios, desejos e transformações psicológicas, orgânicas e corporais. E a cada mês de gestação, a mulher começa a perceber e sentir os incômodos dos famosos inchaços nas pernas e tornozelos (membros inferiores) e as dores nas regiões lombar, quadril, pernas e algumas vezes até de outros locais.
Esses acontecimentos acontecem pelo fato das mudanças hormonais que ocorrem de acordo com o progredir da gestação, assim como as modificações estruturais e corporais que poderão gerar as famosas dores do nervo ciático e lombar.
Para explicar rapidamente e melhor o edema gestacional, podemos entender que se trata de um líquido que se acumula, ou seja, o corpo começa a acumular mais líquido do que absorvê-lo e eliminá-lo pelos vasos linfáticos. Esse inchaço gera incômodo tanto com as famosas sensações de peso nas pernas, como com a aparência de que os ossinhos laterais dos tornozelos estão simplesmente desaparecendo.
A partir do momento que a futura mamãe se sente desconfortável com o inchaço e o seu médico conceda-lhe a autorização médica para tratar de forma paliativa esse quadro, a gestante poderá procurar um profissional licenciado e qualificado, como o Massage Therapist, para realizar a famosa Massagem de Drenagem Linfática Manual e a massagem relaxante e terapêutica de alívio articular e muscular. Somente um profissional habilitado poderá realizar tal procedimento sobre a gestante, pois necessitará de profundos conhecimentos do sistema linfático, tais como anatomia, fisiopatologia e, com certeza, experiência em aplicar a técnica com conhecimento pertinente ao período gestacional. Além disso, o profissional irá tratar a futura mamãe levando em consideração diversos pontos ao longo do corpo, que não poderão ser estimulados, drenados ou massajados, evitando-se consequências como incentivo ao parto antecipado, ativações de pontos abortivos, compressão da artéria aorta torácica devido ao mau posicionamento durante a sessão, assim como outros pontos a serem considerados do início da gestação até o período que precede o momento do parto.

A atuação do profissional, também no período pós-parto, merece atenção especial no que trata de saber o momento ideal para manipulação mais específica de toda coluna lombar e quadril, assim como o manuseio, mesmo que leve da região abdominal, já que – após o parto – todo o complexo de órgão, músculo diafragma e útero estarão em processo de reajuste e reposicionamento intra cavidade abdominal. Pressionar, drenar, massagear deverão ser realizados com cautela e em momentos ideais, em que só o profissional e uma excelente avaliação poderão elencar possível ou ainda em espera para tais. E não se pode desconsiderar a avaliação minuciosa da resposta cardiopulmonar da gestante, tópico de suma importância para o tratamento adequado e seguro à mamãe e ao bebê.
Finalmente, a drenagem realizada – com sabedoria e muito carinho – promoverá conforto e leveza dos membros inferiores da mamãe gestante, manutenção ou leve redução do inchaço, redução significativa nas dores gerais e com certeza o bem-estar que ela, certamente, merece. Futuras mamães, invistam em vocês e no conforto de sua linda e inesquecível gestação… cuidados necessários para que a gestante possa usufruir deste momento tão especial e curtir as maravilhas que só Orlando tem e exige disposição e corpo sadio, sem dores e inchaços.
Grata ao Jornal Nossa Gente e a toda equipe que cuidadosamente se preocupa em promover informação e notícia com qualidade para residentes e visitantes de Orlando e Região.
Informações úteis
Página no facebook: Professora Helena Hanna
Canal no Youtube: Essencial Live by Helena Hanna
Instagram: helenahanna2833