Difusão do Português em escolas públicas dos EUA

Difusão do Português em escolas públicas dos EUA

Conferencia

Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2016, a “Florida International University (FIU)” promoveu importante conferência para discutir programas bilíngues – Português e Inglês -, direcionado aos níveis K-12. Na oportunidade falou-se sobre currículo, diferentes tipos de programas, também discutindo metodologia, políticas de ensino, e, principalmente, a colaboração entre professores e escolas. O evento contou com a participação de professoras especializadas em bilinguismo, ensino de português como língua estrangeira, e, sobretudo, de profissionais do ensino que desenvolvem projeto de escolas públicas bilíngues em outros estados.

Maria Cueto, especialista em currículo para K-12, na escola pública de Miami, também responsável pela “Divisão de Educação Bilíngue” e “Ensino de Idiomas”, fez a abertura da conferência. Ela demonstrou grande interesse no ensino da Língua Portuguesa,expressando a sua disposição em expandir o ensino de Português no sistema público do Condado. A iniciava tem parceria com o projeto em curso, que vem sendo desenvolvido pelo “Kimberly Green Latin American and Caribbean Center” e o “Programa de Português da Florida International University”. Também marcou presença, Alina Plasencia, Supervisora do Distrito na área de “Programas Bilíngues em Escolas Públicas” do Condado de Miami-Dade.

O evento foi organizado por “Liesl Picard (K.G. Latin American and Caribbean Center” da “Florida International University”; Professora Augusta Vono (diretora do programa de Português da FIU); Professora Beatriz Cariello (Professora adjunta de Português da FIU) e Ivian Destro Boruchowski (doutoranda do programa de Pedagogia da FIU). A organização agradeceu aos patrocinadores, “LACC”, através da dotação “Title VI”, do “FIU Brazilian Culture Club”, da “American Organization of Teachers of Portuguese”, da P.I.P.A, e “Miami-Dade County Public Schools”. Agradecimentos extensivos ao apoio do “Consulado Geral do Brasil”, em Miami, e do “Conselho de Cidadãos Brasileiros da Flórida”.

Os organizadores agradeceram aos 60 participantes, professores da Língua Portuguesa de escolas públicas, escolas particulares, escolas de idiomas e de universidades, de outras localidades. Além de Miami, as participantes de Utah, Rhode Island, Nova Iorque, Georgia, Orlando, Condado de Palm Beach, e de Broward. Todos contribuíram para o sucesso do evento que resultou em novas parcerias e projetos para o futuro do ensino da Língua Portuguesa nos Estados Unidos.

Colaboração da professora Jamie Leite, diretora do “Portuguese Dual Language Immersion Program” da “Utah State University”; professora Sílvia Juhas, autora e consultora de material didático em língua “Eventat Florida Internacional University; professoras da escola bilíngue de Miami “Ada Merritt – K-8 Center”; professoras da “Downtown Doral Charter Elementary School”; além de Ivian Destro Boruchowski, estudiosa e pesquisadora na área de Educação Bilíngue.