Cuidado: fraude no aluguel

Cuidado: fraude no aluguel

voltar

JAN/15 – pág. 36

House for rentNos meses recentes, encontrei vários clientes em situação similar e gostaria de explicá-la para que todos fiquem alerta. Na Flórida, existem muitas fraudes de aluguel com casas vazias por causa de ações hipotecárias, apartamentos de férias com inquilinos temporários e casas e apartamentos abandonados. Deve-se ter cuidado e investigar esses lugares antes de pagar aluguel ou comprar tais propriedades.

Existem diferentes variações do golpe, mas funciona basicamente assim: alguém vê uma casa vazia e listada para venda. Usando as informações da listagem, ele/ela localiza-a e acessa-a usando o cofre, um serralheiro ou algum outro meio. Em seguida, as fechaduras são trocadas e a casa é anunciada como aluguel. Quando um potencial inquilino vem para visitar o imóvel, a pessoa – fingindo-se de agente de locação ou proprietário – recolhe o que pode em dinheiro para depósito e aluguel do primeiro mês. Quando há algum problema com o apartamento, o tal “agente” ou “proprietário” não aparece para consertá-lo. Somente ao chegar uma carta da corte ou um policial bater à porta, descobre-se a fraude. Além de não conseguir ter o dinheiro de volta, precisa deixar a casa. Há, ainda, a possibilidade de enganar o pessoal e listar a casa como venda e receber um grande depósito e pagamentos mensais, inclusive o valor total da casa, o que faz com que se perca muito dinheiro.

Para evitar essa fraude, contate um agente imobiliário para verificar o endereço e se a propriedade está sob contrato para venda. Não aceite ser pressionado a fechar a locação na primeira vez que visitar a casa. Muitas vezes, a casa ou apartamento está lista dono Craigslist ou outra mídia social por preço muito abaixo do normal a fim de atrair vítimas. Procure verificar se os preços estão compatíveis com o mercado da área, se estiverem muito abaixo, desconfie que algo está errado. Se o proprietário comunicar-se exclusivamente via e-mail, peça para conversar pessoalmente com ele. Não aceite enviar o pagamento por transferência bancária, por intermédio de serviços como“Western Union” ou “MoneyGram”, pois é extremamente difícil recuperar esse tipo de pagamento. Uma vez que o dinheiro estiver nas mãos do golpista, poucos recursos o trarão de volta.

Lembre-se que se o negócio parecer bom “demais para ser verdade”, provavelmente, é fraude. Muito cuidado porque há muitas casas vazias na Flórida e essa fraude deve continuar existindo por um bom tempo ainda.

simonefreitas

Simone Freitas
FreitasLawFirm
(407)702-9305
simone@freitaslawfirm.com
www.freitaslawfirm.com