Pausa para cultuar a tradição brasileira

Pausa para cultuar a tradição brasileira

voltar

MAIO/2015 – pág. 03

editorial

Junho é o mês de Festa Junina, de inspiração religiosa e de resgatar uma tradição brasileira, regada a fogueira, quadrilha e comidas típicas. O folclore e a crendice mesclam a fé e a alegria do povo, que cultua Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Também é um período de férias, época em que as crianças deixam os estudos para viajar ou visitar os avós, geralmente no país de origem dos respectivos pais. Há ainda inúmeras outras opções – para quem ficar por aqui -, de curtir as delícias dos parques e dos passeios que Orlando oferece. Aos aficionados no trabalho, uma breve pausa poderá ocorrer – acredite! -, nas noites alusivas às comemorações juninas, reavendo hábitos simples, mas essenciais, de degustar, por exemplo, pamonha, milho cozido, canjica, pipoca, enfim, as gostosuras que nos remetem às nossas origens, o Brasil.

Orlando está muito bem preparada para vivenciar a tradicional Festa Junina, programada em vários pontos da cidade, portanto, a animação vai correr solta. E para os que têm fé e que creem, fala-se que Santo Antônio – o santo casamenteiro -, reserva um amor especial aos que continuam na solteirice. São comuns, nessa época, simpatias para mulheres solteiras se casarem. Esta festa popular é realizada por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante a quermesse.

Para os estudiosos, junho é considerado o mês mágico, milagreiro, o eixo de equilíbrio entre o racional e o ocasional, pois representa trégua. O stop momentâneo que nos permite afrouxar a guarda e entregar-se aos prazeres da diversão tupiniquim, inspirada em países católicos da Europa. Perfeitamente natural. É o olhar que se encanta com as danças e cânticos. Também uma maneira de compartilhar-se com a nossa gente, do que temos de mais rico, a cultura caipira, do sujeito que fala engraçado e que envia correio elegante à sua amada.

Não importa se está programada a viagem de férias com a família ou se na agenda consta visitas aos eventos juninos. O primordial neste contexto de escolha é buscar pelo aprazível. E se por aqui almeja-se férias, no Brasil há um contingente de famílias que vêm para a terra da Disney desfrutar do descanso com os filhos. Os pesquisadores têm mesmo razão: junho é o período para escapar da mesmice e de embrenhar-se nas peripécias da brasilidade. Acenda a fogueira do coração!

WaltherAlvarenga

Walther Alvarenga