Hillary Clinton deve falar sobre reforma nas leis de imigração em evento nos EUA

Hillary Clinton deve falar sobre reforma nas leis de imigração em evento nos EUA

Hillary_Clinton_official_Secretary_of_State_portrait_cropA pré-candidata do Partido Democrata à presidência dos EUA Hillary Rodham Clinton pretende destacar em um evento nesta terça-feira sua distinção em relação aos republicanos sobre a questão da imigração ilegal no país. Hillary defende que um meio para conceder cidadania é parte essencial de qualquer reforma das leis de imigração que seja feita pelo Congresso.

O assunto será discutido en sua primeira parada no estado de Nevada desde que Hillary lançou sua campanha presidencial. Após anos de adiamento no Congresso, latinos e ativistas estão observando as declarações de Hillary de perto em busca de sinais sobre como ela pretende romper o impasse e se ela vai estender as ações do presidente Barack Obama destinadas a evitar que milhões de imigrantes sejam deportados.

Hillary tem apoiado a tentativa de Obama de reformar as leis de imigração, o que inclui um meio de conceder cidadania para aqueles que entram ilegalmente nos EUA. A questão é crucial para as eleições de 2016. Obama recebeu apoio de eleitores hispânicos nas duas eleições em que concorreu, enquanto Mitt Romney, candidato republicano, recebeu apenas 27% dos votos dos hispânicos em 2012.

Segundo a assessoria de Hillary, no evento hoje com jovens em um colégio em Las Vegas, onde cerca de 70% dos estudantes são hispânicos, ela deverá declarar que a verdadeira solução para o sistema de imigração dos EUA precisa incluir um “meio integral e igualitário para cidadania” e que a nação não deve aceitar propostas que dariam a uma população trabalhadora um status de “segunda classe”.

Muitos republicanos se opõem a um projeto de lei abrangente que inclua um caminho para a cidadania e dizem que qualquer reforma precisa ser feita gradualmente, começando com um reforço da segurança na fronteira.

Fonte: parana-online.com.br (Associated Press)