GLOBO REPÓRTER – Jalapão, o deserto das águas

GLOBO REPÓRTER – Jalapão, o deserto das águas

Francisco José na trilha da cachoeira do Rio da Prata - Foto: Globo/Divulgação
Francisco José na trilha da cachoeira do Rio da Prata – Foto: Globo/Divulgação

O ‘Globo Repórter’ atravessa uma das mais fascinantes regiões do Brasil entre dunas, nascentes e cachoeiras. O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, localizada na região leste do estado do Tocantins. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável.

O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis, conhecida como o deserto das águas. A temperatura média é de 30º e a área total é de 34 mil km2. É possível passar dias neste lugar sem ver uma única pessoa. A densidade populacional é muito baixa, cerca de 0,8 habitantes/km2. O repórter Francisco José convida o público para relaxar e passear pelo parque, uma teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.

O repórter desce de rapel e mostra o Vale Encantado. Você vai conhecer a magia desta cachoeira, que despenca sobre as rochas e desaparece nas profundezas para ressurgir metros adiante em forma de rio. E a fauna é também muito rica, destaque para vários tipos de bichos, como: veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos guarás , raposas, gambás, macacos,jacarés, onças, além de cobras.

Você vai conhecer também as histórias das pessoas que vivem neste lugar. Seu Tomé tem 95 anos e trocou a caatinga pelo cerrado. “A água do Jalapão conserva a vida”, conta ele, que perdeu a mãe aos 124 anos de idade. O garimpo realizado na região tem condições bastante precárias, já que os garimpeiros arriscam a vida com equipamentos sem manutenção e mergulham cerca de 70 metros terra adentro para extrair as pedras. O repórter entra na mina para olhar de perto o trabalho desses homens corajosos. 

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo nesta sexta-feira, 13 de maio, nas Américas, sábado, dia 14, no Japão e Austrália e, sexta-feira, 20 de maio, na Europa e África.