Desafios e conquistas marcam notória trajetória empresarial

Desafios e conquistas marcam notória trajetória empresarial

voltar

JAN/15 – pág. 34

À frente da “Norbert Trading Corporation”, empresa pioneira na construção de prédios comerciais, compra e venda de helicópteros, Norberto Duarte é empresário de sucesso em Orlando. Em entrevista ao “Jornal Nossa Gente” o piloto e engenheiro civil fala dos desafios, conquistas e de seu tempo livre

Norberto02aPresidente do Grupo “Norbert Trading Corporation”, empresa atuante no setor da construção de prédios e condomínios comerciais nos Estados Unidos – detentora de importantes empreendimentos em Orlando -, Norberto Duarte é renomado Engenheiro Civil, há 35 anos trabalhando na compra, venda, concepção de planejamento e desenvolvimento de obras. Simultaneamente, comanda a companhia de aluguel de helicópteros, na International Drive, “Air Force Fun”, que leva turistas para sobrevoar as belezas da terra de Mickey Mouse, colocando em prática a sua paixão em voar. Piloto comercial desde 1986, trabalhou na “Líder Aviação”, conceituada empresa de transportes de helicópteros no Brasil, a serviço de empresários e personalidades da vida política no país. “Ser piloto está no sangue”, diz o empresário. “O voo é uma cachaça”, brinca.

A “Norbert Trading Corporation”, é responsável pela construção de 30 prédios comerciais em Orlando – dois empreendimentos em áreas nobres da cidade, com 10 mil metros quadrados, avaliados em 13 milhões de dólares cada. Destaque para o “One Day Masterpieces”, “South Star Service Center”, “All Star Service Center”, “Consulate Business Center” e “OSP III – Business Center”, onde encontra-se o escritório central da “Norbert”. Na entrevista com o empresário Norberto Duarte, ele lembrou dos desafios no início de sua trajetória empresarial nos Estados Unidos, em 1996, ocasião em que conheceu em Orlando o corretor de imóveis, Ênio Carvalho. “O Ênio era o mais antigo corretor da cidade. Foi ele quem me orientou sobre o mercado imobiliário e de como investir em Orlando”, conta.

“Foi uma ótima parceria com o Ênio. Ele,inclusive, dava assistência aos brasileiros. Colocava anúncios no jornal, indicando terrenos para compra. Ele meu foi assessor, então pude entender o mercado imobiliário, com suas metas e possibilidades. Os investimentos, na ocasião, se concentravam em Miami, mas a cidade estava muito explorada. Em 97 eu reformei um prédio em Orlando e o coloquei a venda. Surgiram vários compradores. Depois, construí o primeiro condomínio comercial em Orlando, e, para isso, penhorei os meus bens, pois o empreendimento estava orçado em três milhões de dólares. Eu precisei fazer empréstimo de dois milhões, no Comunity Bank, e foi uma maratona para conseguir a liberação da verba. Foi feito um projeto de apresentação do empreendimento e tivemos de aguardar por dois anos. Mas foi um sucesso de venda o lançamento do empreendimento e recuperamos os investimentos”, diz.

Sucesso empresarial em Orlando, a “Norbert Corporation” é referência na construção civil no país e conta com um time de profissionais de primeira linha, destacando-se o trabalho de Erika Duarte, filha do empresário Norberto, bilíngüe imobiliária, com sete anos de experiência no mercado imobiliário comercial na Central Flórida. Ao lado do pai, tem realizado importantes trabalho na empresa. “A Erika é uma excelente profissional no ramo imobiliário e tem me auxiliado nos empreendimentos”, fala.

Norberto destaca o novo Projeto da “Norbert Trading”, a construção de um prédio comercial, “Vista Point South Park”, com dois andares – para lojas e escritórios – avaliado em seis milhões de dólares. “Desde a verificação da área adequada para a construção, até a realização da obra, sua finalização e vendas, tem o nosso acompanhamento”, comenta. “Não vendo aquilo que não acredito”, determina. O empresário administra 17 empreendimentos em Orlando – dando assistência e manutenção. “Desde a troca de uma luminária ou algum reparo na obra, tem o aval da nossa empresa. Um trabalho primordial junto aos clientes”.

Responsável pela construção de 30 prédios comerciais em Orlando, a empresa também atua na compra e venda de helicópteros, movimentando 240 milhões de dólares. Um montante que atesta o sucesso dos empreendimentos da “Norbert Trading Corporation”, na cidade.

Tour de helicópteros

Voando em confortáveis helicópteros, pilotados por profissionais experientes, o turista tem a oportunidade de sobrevoar Orlando em alto estilo, em voos programados pela “Air Force Fun”, na International Drive. São rotas imperdíveis, que sobrevoam os famosos parques temáticos e as atrações, incluindo o “SeaWorld”, “Universal Studios” e o “Walt Disney World Resort”, entre outros pontos interessantes. E sempre que possível, Norberto comparece ao heliporto para cumprimentar os turistas e conversar com os funcionários. “O número de brasileiros que voa em nossa empresa é expressivo. Famílias de várias partes do Brasil experimentam as rotas que preparamos com muito critério”, enfatiza o empresário.

Tempo livre

Indagado sobre o seu tempo livre, Norberto Duarte, natural de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, disse que gosta de navegar no seu barco, de 38 pés, quando tem a oportunidade para espairecer a mente e adormecer junto a natureza. “É uma higiene mental excelente”, fala com entusiasmo. “E não é preciso ser rico para ter um barco. Todos podem ter um barco”. Pai de três filhos – Leandro, Vinícius e Erika – o empresário frequenta academia e segue a risca os exercícios físicos. Óbvio que não vão faltar os voos de helicópteros nas horas de folga. E quanto ao segredo do sucesso, quando perguntado, “é preciso trabalhar com determinação para obter bons resultados e ter credibilidade no mercado empresarial. Acreditar e realizar, porque para Deus nada é impossível”, finaliza.

WaltherAlvarenga

Walther Alvarenga