Origem e lendas do Halloween: 31 de outubro mais assustador dos EUA

Entre abóboras, zumbis e máscaras assustadoras, costumes que sobreviveram até agora. Crianças vagando de casa em casa, vestidas de fantasmas com a famosa frase: ” Doces ou travessuras?”. Afinal, qual a origem desta enigmática celebração?

Da Redação – O que representa de fato o Halloween? Nos EUA, o evento assustador é como o Carnaval no Brasil – na mesma proporção de mídia e participação da população. Entre abóboras esculpidas, zumbis e máscaras assustadoras, costumes que sobreviveram até os dias de hoje. Sabe-se, no entanto, que a Igreja, entre outras religiões, é uma prática considerada “abominável!”

Algumas pessoas se enganam ao afirmar que o Halloween se originou nos EUA. Nada disso, deriva-se da festa celtica de Samhain. O dia 31 de outubro é a noite mais assustadora do ano, quando os habitantes do além chegam até nós.


______continua após a publicidade_______

seguro


O Halloween só chegou aos EUA em meados do século XIX, coincidindo com a imigração de comunidades irlandesas e escocesas. Com os novos habitantes do país recém-formado, chegaram também as suas tradições, que começaram a ganhar popularidade entre o resto dos americanos ao longo do século XX.

É o Halloween, celebração com conotações de terror, ansiosamente aguardada por crianças e adolescentes, inclusive, na Itália – mesmo em algumas cidades do Brasil.

Com suas decorações assustadoras e crianças vagando de casa em casa, vestidas de fantasmas e zumbis, com a famosa frase: ” Doces ou travessuras?”. Mas o Halloween, na verdade, tem suas raízes em antigas tradições celtas, alguns traços das quais ainda podem ser vistos nas celebrações atuais.

E aquelas abóboras esculpidas assustadoras? A tradição de esculpir abóboras em figuras monstruosas vem dos EUA. Mas esse costume, mais uma vez, tem origem irlandesa. A famosa abóbora de Halloween, aliás, vem de uma lenda da ilha.

Reza a lenda que, o ferreiro bêbado Jack prometeu a sua própria alma ao diabo, que viera buscá-la, em troca de um último gole. Transformado em moeda para realizar o desejo de Jack, o diabo foi aprisionado dentro de uma carteira com uma cruz gravada.

Após uma longa série de enganos repetidos todos os anos em 31 de outubro, após sua morte, Jack se viu forçado pelo diabo a vagar em um limbo escuro, iluminado apenas por uma vela dentro de um nabo oco. O nabo tradicional (muito difícil de esculpir) logo se transformou na abóbora maior e mais espaçosa que conhecemos hoje.

Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie