Artista brasileiro, Paulo P. Lima, Ph.D. mostra sua mais recente coleção na exposição “Sonhos e Revelações” na California

SANTA MARIA, CA (7 de outubro de 2025) – A galeria Ann Foxworthy localizada no campus do Allan Hancock College em Santa Maria, mostrará os mais recentes trabalhos do artista brasileiro Paulo P. Lima, Ph.D., entre os dias 13 de outubro e 4 de dezembro de 2025.

A exposição contará com aproximadamente 130 peças entre cerâmica, fotografia, escultura e pintura desenvolvidas pelo artista nos últimos anos. Inspirado na cultura afro-brasileira e nas tradições dos “santos de vestir,” o trabalho de Paulo Lima incorpora objetos feitos à mão e artigos reciclados que adornam corpos de esculturas criadas com argila, papel machê e gesso.

A abertura da exposição será no sexta-feira, dia 17 de outubro de 2025, entre as 16:30 e 19 horas na galeria Ann Foxworthy. O artista, que possui ateliê de arte em Santa Barbara, fará uma palestra para estudantes e visitantes da exposição no dia 6 de novembro de 2025 às 17 horas na sala 225 do bloco F do departamento de Artes Plásticas. Ambos os eventos serão abertos ao público em geral. 

“O trabalho de Paulo P. Lima convida os visitantes da galeria a apreciar objetos novos ou reciclados que se convergem, transformando aquilo que seria ordinário em extraordinário,” comentou a diretora da galeria e curadora, senhora Elizabeth Russell. “Seu trabalho comtempla a importância do saber ancestral e a força das memórias culturais,” adiciou a curadora.

Nascido em São Paulo, Brasil, Paulo P. Lima mudou-se para os Estados Unidos em 2002, onde começou sua jornada artística como figurinista para peças de teatro. A partir da sua exploração de identidade, das tradições da cultura afro-brasileira e, particularmente, das tradições barrocas de santos de vestir, onde imagens de santos e santas são adornadas para enfeitar igrejas e residências, Lima começou a criar coleções que refletiam uma estética vibrante que combina trabalhos manuais como a tecelagem e tecidos pintados à mão a objetos reciclados. Desenvolvidas desde 2009, a coleção do artista inclui mais de 140 figuras vestidas, além de fotografias, pinturas e esculturas em cerâmica.

O trabalho de Paulo Lima tem sido exposto e colecionado tanto nos Estados Unidos quanto em outros países, incluindo o Brasil, Bulgária, China, Holanda e Peru. Em 2015, o artista participou da exposição Afro-Brasil no Centro Cultural Hispânico de Albuquerque, no Novo México, além de exibir seu trabalho na galeria Sullivan Goss em Santa Bárbara, no consulado brasileiro em Los Angeles e outros espaços no sul da Califórnia. Além de artista, Lima também leciona aulas de arte e teatro em universidades da Califórnia como a Loyola Marymount University e a California State University em Pomona. 

Lima define suas criações como “imagens poéticas que o ajudam a se conectar com seus ancestrais e a homenagear as várias culturas que formam e informam sua identidade.” Ele disse também que “a inclusão de materiais reciclados em seu trabalho oferece uma ‘nova vida’ a objetos que um dia foram descartados, celebrando a beleza e sua circularidade, entre o que já foi, o que é, e o que pode vir a ser.”

A Galeria Ann Foxworthy está localizada dentro do Centro de Recursos Acadêmicos (Bloco L-Sul), no campus do Allan Hancock College em Santa Maria, 800 S. College Drive. A galeria opera de segunda a quarta-feira, das 10 às 17 horas, e às quintas-feiras entre 10 e 19 horas.

Autor

  • Thiago Acquaviva

    Profissional com 15 anos de experiência em web design, design digital, gráfico, social media e marketing. Formado em Sistemas de Informação e pós graduado em Comunicação e Mídias Digitais.