Morre Dick Cheney, arquiteto da guerra do Iraque e ex-vice de George W. Bush

Morre Dick Cheney, arquiteto da guerra do Iraque e ex-vice de George W. Bush

FOTO: Divulgação Twitter/X.

Dick Cheney, um dos políticos mais influentes e controversos dos Estados Unidos, morreu aos 84 anos devido a complicações de pneumonia e doenças cardíacas e vasculares.

Vice-presidente durante o governo George W. Bush (2001–2009), Cheney foi considerado o arquiteto da Guerra do Iraque e um dos principais formuladores da política de segurança após os atentados de 11 de setembro.


______continua após a publicidade_______

seguro


Antes disso, atuou como secretário de Defesa no governo de George H. W. Bush, comandando as forças americanas na Guerra do Golfo (1991). Também foi chefe de gabinete da Casa Brancacongressista por Wyoming e CEO da Halliburton.

Em nota, a família declarou: “Dick Cheney foi um homem bom e corajoso, que dedicou sua vida ao serviço público e ao amor à sua família e ao país”. O ex-presidente George W. Bush afirmou que Cheney será lembrado como “um patriota que serviu com integridade e inteligência”.

Seu legado, entretanto, continua controverso: Cheney foi um dos principais defensores da invasão preventiva do Iraquee de medidas duras como vigilância em massa e interrogatórios ampliados em Guantánamo.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie