‘FDA’ aprova medicamento destinado a retardar a progressão do Alzheimer

A “FDA” aprovou o uso do “Legembi” em pacientes com Alzheimer, considerado apto para o retardo da doença

O medicamento “Leqembi” teve aprovação preliminar em janeiro de 2023, considerado apto no retardo da doença, e, agora, definitivamente aprovado pela “FDA” – o anúncio foi feito na quinta-feira (6)  

Da Redação – Na quinta-feira (6), a “Food and Drug Administration (FDA)” aprovou o medicamento “Leqembi”, que retarda a progressão da doença de Alzheimer – decisão que pode afetar mais de seis milhões de pessoas com mais de 65 anos que lutam contra a doença nos EUA. O medicamento teve aprovação preliminar em janeiro, considerado apto a auxiliar pessoas com a doença, e que agora poderá ser utilizado pelos pacientes,

Um ensaio clínico mostrou que a droga reduziu a taxa de declínio cognitivo em 27% em um estudo de 18 meses envolvendo pessoas no estágio inicial da doença de Alzheimer.


______continua após a publicidade_______

seguro


É a primeira vez que um medicamento para retardar a progressão da doença de Alzheimer recebe aprovação total do “FDA”. O “Medicare” disse que cobrirá grande parte do custo do medicamento para os beneficiários.

Como atua o medicamento

“Leqembi” funciona removendo uma proteína pegajosa do cérebro chamada amilóide, que é uma característica da doença de Alzheimer. Mas não está claro exatamente o que causa a doença. Vários outros medicamentos direcionados contra amilóide falharam, e muitos pesquisadores agora acreditam que serão necessários tratamentos combinados.

O “FDA” aprovou esse medicamento em 2021 contra o conselho dos próprios especialistas externos da agência. Os médicos hesitaram em prescrever o medicamento e as seguradoras restringiram a cobertura.

Cerca de 13% dos pacientes tiveram inchaço cerebral e 17% tiveram pequenos sangramentos cerebrais, efeitos colaterais observados com drogas anteriores direcionadas à amiloide. Na maioria dos casos, esses problemas não causaram sintomas, que podem incluir tonturas e problemas de visão.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie