Diferença entre Vintage e Retrô

voltar

JUL/12 – pág. 56

______continua após a publicidade_______

retaxes

Na decoração, as novas tendências sugerem um mix de estilos, baseados no estilo rústico e contemporâneo com umas pitadinhas de retrô e vintage. Muito espelho com elementos vazados sobre ele e muita laca colorida, eletrodomésticos em cores bem fortes é o que aparecem nas mostras de decoração, tanto no Brasil quanto na Europa. Com certeza você já ouviu muito os termos “vintage” e “retrô”, não é mesmo?

Mas será que você realmente sabe a diferença entre um e outro? Tenho visto por aí que muita gente se confunde, por isso, vou tentar esclarecer  um pouquinho os dois estilos. No universo da arquitetura e do design, esses estilos são bem conhecidos! Primeiramente, acho bom deixar claro que tanto o estilo vintage quanto o retrô abrangem o universo da arquitetura, da moda e do design.

Vintage vem do termo em inglês que quer dizer “safra de vinho”, portanto os móveis vintage nos dão a ideia de que quanto mais antiga a “safra”, melhor a qualidade. Esse estilo resgata os elementos das décadas de 20 a 60. Geralmente, suas peças são de alto valor por serem originais da época. Na decoração vintage, os objetos, tanto móveis quanto peças do mobiliário, como porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos, embalagens etc. são originais da época, podendo ser encontrados ou garimpados em antiquários ou lojas do gênero.

Já na decoração retrô, são utilizados objetos, na grande maioria, inspirados no que se usou nas décadas de 70 e 80, ou então, peças originais desta época que estejam em bom estado de conservação. É um estilo que acaba sendo uma releitura das décadas anteriores. As peças retrô são normalmente mais caras que as da atualidade, mas mais acessíveis que as peças vintage por serem produzidas pela indústria atual. Muitos acreditam que o retrô surgiu inspirado no vintage, mas isso não corresponde à verdade, já que possuem características opostas, o vintage é sóbrio enquanto que o retrô é lúdico.

Eu sempre gosto de mesclar peças vintage com contemporâneas, fica bem harmonioso, mas isso é questão de gosto pessoal.  Resumo da ópera: retrô é algo novo, relançado igual ou semelhante ao antigo, é uma recriação ou reedição. Isso vale para móveis, objetos, roupas, brinquedos, carros, eletrodomésticos etc.

 

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie