Pela primeira vez desde que entraram em circulação, em 2002, as notas de euro estão prestes a passar por uma reformulação completa. O Banco Central Europeu (BCE) abriu uma consulta pública para que os cidadãos da zona do euro ajudem a decidir qual será a nova cara do dinheiro que usam no dia a dia.
Como surgiram os novos desenhos
As propostas nasceram de um concurso realizado em toda a União Europeia, que recebeu mais de 1.200 candidaturas de designers gráficos. Desse total, 25 profissionais foram convidados a desenvolver propostas completas para as notas, e um júri independente formado por 21 especialistas em áreas como design gráfico, comunicação, neurociência e história selecionou dez propostas finalistas, cinco para cada um dos dois temas escolhidos.
Os dois temas em disputa são Cultura europeia, que estampa grandes personalidades históricas nas cédulas, e Rios e aves, que traz espécies de pássaros europeus e paisagens fluviais na frente das notas, com instituições importantes da União Europeia retratadas no verso.
Quem pode aparecer nas notas
No tema Cultura europeia, cada valor de nota homenageia uma personalidade europeia:
- 5 euros: a soprano Maria Callas
- 10 euros: o compositor Beethoven
- 20 euros: a física e química Marie Curie
- 50 euros: o escritor Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote
- 100 euros: o artista Leonardo da Vinci
- 200 euros: a escritora e ativista Bertha von Suttner
Já no tema Rios e aves, cada nota combina uma espécie de ave com uma instituição da União Europeia:
- 5 euros: nascente de montanha com uma trepadeira-das-rochas, verso com o Parlamento Europeu
- 10 euros: cascata com um guarda-rios, verso com a Comissão Europeia
- 20 euros: vale fluvial com um abelharuco, verso com o Banco Central Europeu
- 50 euros: uma cegonha-branca, verso com o Tribunal de Justiça da União Europeia
- 100 euros: foz fluvial com uma ave alfaiate, verso com o Conselho Europeu e o Conselho da União Europeia
- 200 euros: paisagem marítima com um ganso-patola, verso com o Tribunal de Contas Europeu
Vale destacar que a nota de 500 euros não fará parte da nova série, já que o BCE pretende retirá-la definitivamente de circulação.
Como participar da votação
Todos os cidadãos da zona do euro podem opinar sobre os dez desenhos por meio de um questionário online disponível no site do Banco Central Europeu, aberto até o dia 21 de setembro. Paralelamente, uma empresa de pesquisa independente também vai realizar um levantamento equivalente com uma amostra representativa de moradores da região.
O resultado da consulta pública será apenas uma parte da avaliação final, que também vai considerar o parecer do júri técnico e uma análise voltada para funcionalidade, produção, acessibilidade e segurança das notas.
O que vem a seguir
A decisão final sobre o desenho vencedor deve ser anunciada até o fim de 2026, dando início às etapas de desenvolvimento e testes das novas cédulas. As notas da nova série, no entanto, só devem entrar de fato em circulação nos anos seguintes, e as notas das séries atuais continuarão valendo normalmente até lá.
Além do visual, o novo design também deve trazer elementos de segurança mais avançados, facilitando a autenticação das notas e melhorando a acessibilidade para pessoas cegas ou com baixa visão, além de buscar maior durabilidade e menor impacto ambiental na produção das cédulas.







