“Conferência de brasileiros” reúne líderes em Salvador (BA)

“Conferência de brasileiros” reúne líderes em Salvador (BA)

O porta-voz do “Conselho de Cidadãos da Flórida”, Silair Almeida, e Sandra Freier – Coordenadora do Conselho de Cidadãos da Flórida -, ressaltaram a importância do evento, que reuniu órgãos do governo federal, ligados aos emigrantes ao redor do mundo

Grupo

Com a presença de 32 conselheiros e porta-vozes de “Conselhos de Cidadãos” de diversos países, realizou-se nos dias 17 e 20 maio, em Salvador, na Bahia, a “V Conferência Brasileiros no Mundo”, promovida pelo Itamaraty e o CRBE – Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior. O porta-voz do “Conselho de Cidadãos da Flórida”, Silair Almeida, e Sandra Freier – Coordenadora do Conselho de Cidadãos da Flórida -, ressaltaram a importância do evento, que também reuniu órgãos do governo federal, ligados aos emigrantes ao redor do mundo. “Participar desta conferência amplia nossa visão e enriquece com a troca de experiências e vivências com representantes de diversos países no mundo. Também nos ajuda a compreender a complexidade no atendimento das demandas não somente devido à crise política que nosso país enfrentou nestes dois últimos anos, mas pela diversidade das necessidades apresentadas. Ao mesmo tempo, percebermos um grupo de representantes do governo brasileiro interessado, proativo e empático no recebimento das demandas realizadas pelos porta-vozes. Acredito que, com paciência, perseverança e determinação poderemos alcançar nossas metas”, enfatiza a coordenadora.

Segundo Silair, “foram ouvidas as demandas e reivindicações de todos os Conselhos de Brasileiros no Mundo. As demandas são variadas e distintas. Muitas vezes, o que é importante para os brasileiros em determinada região não tem a mesma significância para os brasileiros de outra região. Sendo assim, todas as demandas foram escutadas e saímos de lá com um Plano de Ação, uma Ata Consolidada, que será revisada e colocada no Portal Consular Brasileiros no Mundo, onde estará disponível a toda população”. O porta-voz ressalta que, “acreditamos que estamos no caminho certo. Vivemos um novo momento com o CRBE, um momento de unidade, companheirismo e avanço. Nos próximos dois anos, viveremos um novo tempo como brasileiros no mundo”.

Empenho do Itamaraty

“O Itamaraty ouviu atentamente cada uma das nossas demandas e se propôs a atendê-las na medida do possível”, informa Almeida. “Recebemos também um texto de congratulação do novo Ministro José Serra, mostrando-se desejoso de continuar ajudando os brasileiros que vivem ao redor do mundo. Temos certeza que viveremos um novo tempo na política brasileira, onde os cidadãos serão ainda mais contemplados em suas necessidades”.

A partir de agora, disse o porta-voz, os Conselhos desenvolverão as mesas temáticas nas áreas de educação, saúde, previdência, trabalho, empreendedorismo, associativismo, serviços consulares e mesa jurídica. Cada um escolherá seus representantes dentro do próprio Conselho. “Foi muito gratificante participar desse encontro e esperamos muitos frutos para a comunidade brasileira no mundo”, finaliza.

Em função da crise econômica no Brasil, considera Silair, o Itamaraty não pôde levar todos os representantes do Conselho de Cidadãos a Salvador, no entanto, eles tiveram a oportunidade de participar do evento pela Internet, inclusive, com direito a voz ativa ao voto. A transmissão aconteceu em tempo real, durante todo tempo da Conferência, alcançando todas as partes do mundo. “Muitas pessoas estiveram conectadas online, participando ativamente”, acrescenta.

Estiveram presentes os órgãos do governo que têm relação direta com brasileiros ao redor do mundo. Dentre eles, “Ministério da Educação”, “SEBRAE” e “Caixa Econômica Federal”. O “Departamento Cultural do Itamaraty”, destacou as atividades que estão sendo desenvolvidas, e o “Ministério de Assistência Social”, divulgou um relatório sobre o que tem sido feito para os brasileiros ao redor do mundo. Foi feita parceria com o “Projeto CIES”, organização que visa cuidar da saúde dos brasileiros ao redor do mundo.