JAN/14 – pág. 59
Boas maneiras é em parte questão de bom senso, mas requer o conhecimento de algumas regras que podem ajudar a pessoa a não se sentir constrangido em qualquer ocasião. Muitas das vezes a intuição ajuda, mas em outras, se não sabemos, só nos resta observar.
Um convidado para qualquer evento seja almoço ou jantar, deve se apresentar com a roupa apropriada para a ocasião. Nunca usar boné, chapéu ou camiseta sem mangas à mesa de refeição. Mesmo em situações informais ou refeições com a família.
Outro fator importante é observar o horário marcado, evitando que os demais convidados sejam constrangidos a aguardar a sua chegada para dar início a refeição.
Na distribuição de convidados à mesa o anfitrião ou a anfitriã, ocupam as cabeceiras da mesa. Também são eles que designam os lugares dos demais convidados.
Os convidados devem aguardar o convite para se dirigir à mesa, e esperar que os anfitriões, convidados de honra, e os mais idosos ocupem seus lugares.
Importante atender de imediato ao primeiro chamado dos anfitriões para ocuparem seus lugares.
Postura à mesa de refeições
- É um gesto simpático e educado o homem puxar a cadeira para a mulher se sentar, primeiro a mulher à sua direita em seguida a da esquerda.
- A postura correta à mesa é manter-se com a cabeça e tronco ereto, sem rigidez excessiva, evitando curvar as costas, inclinar sobre o prato, descansar os pés sobre os joelhos e apoiar os cotovelos sobre a mesa.
- Todos os procedimentos devem ser feitos de maneira natural, sem tensão ou stress.
Manuseio dos talheres
- O convidado educado não se serve antes do anfitrião e, quando é pelo garçom, aguarda até que todos tenham sido servidos, para começar a comer.
- Os talheres são colocados na mesma ordem em que serão servidas as iguarias. Os primeiros talheres a serem usados são os mais distantes do prato, garfos à esquerda e facas à direita.
- Não se corta o pão com a faca. O pão colocado no pratinho à esquerda deve ser partido em pequenos pedaços com os dedos, e conservado no respectivo pratinho.
- Se houver courvert, com molhos, manteiga e outros, usa-se o talher que está junto ao prato de pão.
- O prato principal deve ser mantido à frente e jamais ser movimentado, nem mesmo no final da refeição.
- Quando houver consomê ou caldo, usa-se a colher da direita, evitando fazer ruído ao sorver o líquido.
- Também não se mistura a comida do prato com o garfo. Recolhe-se com o garfo porções dos vários ingredientes, sem misturá-los previamente.
- Um talher usado jamais deve ser colocado sobre a toalha.
Guardanapo
- O guardanapo em geral é colocado à esquerda ou sobre o prato.
- Ao sentar, deve-se colocar o guardanapo de tecido sobre o colo, se for de papel manter do lado esquerdo, dobrado.
- Usar o guardanapo todas as vezes que for beber, mantendo os lábios e a boca limpos, evitando deixar marcas de batom ou gordura na borda do copo.
- Jamais prender o guardanapo no colarinho da camisa ou no decote do vestido.
- O guardanapo não deve ser usado para assuar o nariz, enxugar a testa ou rosto, estando à mesa. Se necessário, vá ao toalete.
- Tossir, espirrar e assuar o nariz, à mesa, transmite uma péssima imagem. Sendo inevitável, vire para esquerda, com a cabeça levemente inclinada para baixo, e cobrir a boca e nariz a tempo.
- Se involuntariamente arrotar ou fizer outro tipo de ruído, desculpe-se com os convidados próximos.
- No final da refeição, o guardanapo deve ser deixado à direita do prato.
Bebidas
- Os drinks e coquetéis servidos antes do jantar não devem ser levados à mesa de refeição.
- O acompanhamento em um jantar formal é sempre o vinho e será servido à mesa. Deve-se beber apenas o que é oferecido como acompanhamento a cada estágio da refeição.
- Também não se pede mais vinho. Cabe ao anfitrião ou o garçom estar atento ao copo vazio, no entanto é permitido pedir água.
Atitudes à mesa
- Enquanto comemos, existem algumas atitudes que devem ser observadas, que são elas:
- Não colocar os cotovelos sobre a mesa enquanto comemos apenas os punhos.
- Evitar gesticular com os talheres nas mãos e ao finalizar a refeição, posicione-os paralelos sobre o prato.
- À mesa, converse com os convidados ao seu lado esquerdo e direito e à sua frente.
- Mantenha o bom humor, seja amável e interesse na conversação, sempre incluindo os anfitriões, seja com o olhar, seja ouvindo com respeito suas opiniões. Não fale alto nem com otimismo exagerado.
- O buffet permite à pessoa servir várias vezes e até na ordem dos pratos de uma refeição servida à francesa: entradas, massas, carnes e guarnições, etc. Encher o prato misturando vários sabores, ou exagerar nas porções é deselegante.
Seja elegante
- É deselegante colocar sobre a mesa o celular, a chave do carro, etc.
- Não se retoca maquiagem à mesa, ainda que a refeição esteja terminada.
- Unhas bem cuidadas são notadas enquanto se segura um talher para comer.
- As mulheres devem retirar o excesso de batom com guardanapo descartável para não manchar os copos, nem deixar marcas no guardanapo.
Civilidade e educação
Com licença, por favor, desculpe, obrigado e outras palavras gentis, servem para solicitar ou para agradecer um serviço ou uma gentileza. Ser gentil com os garçons e pessoal de serviço, assim como com os outros convidados demonstra civilidade e boa educação. Grosserias com os serviçais por parte do anfitrião não deve servir de incentivo para seus convidados.
Adelita Costa
Relações Públicas, Cerimonialista e Professora de Etiqueta Social, Profissional, Palestrante e Consultora.
acfeventos@hotmail.com