Autoridades de saúde alertam para o risco de contrair ameba, infecção cerebral

Os “Centros de Controle e Prevenção de Doenças” alertam para a ameba, que pode causar infecções cerebrais

Os riscos dessa doença mortal, Naegleria fowleri, acontece quando a água contendo ameba sobe pelo nariz durante a natação, por exemplo. Os “CDC” alertam para o aumento de infecções cerebrais no Norte do país

Da Redação – A preocupação das autoridades de saúde pública de Ohio é para os riscos da ameba “comedora de cérebros”, que pode causar infecções cerebrais, podendo levar pessoas a óbito. Trata-se da Naegleria fowleri – ameba de vida livre –, comumente encontrada em todo o mundo em água doce quente – lagos, rios e fontes termais – e no solo. Segundo os “Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)”, é uma espécie capaz de infectar pessoas.

As autoridades de saúde dos EUA alertam para os riscos dessa doença mortal, que normalmente acontece quando a água contendo ameba sobe pelo nariz, como durante a natação, por exemplo. Um estudo publicado no “Ohio Journal of Public Health”, especialistas apontam que a espécie “Naegleria fowleri” representa preocupação especialmente para os estados do Norte do país.


______continua após a publicidade_______

seguro


Os sinais e sintomas de infecção são inicialmente fortes dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos e podem progredir para rigidez do pescoço, convulsões, alucinações e coma. A infecção é tratada com uma combinação de medicamentos, incluindo o antibiótico azitromicina, o antifúngico fluconazol, o antimicrobiano miltefosina e o corticosteroide dexametasona.

“O aumento da incidência dessa doença e muitas vezes mal diagnosticada nos estados do Norte causa preocupação de que esteja se expandindo para o Norte devido às mudanças climáticas. Isso representa uma ameaça maior à saúde humana em novas regiões onde a ameba ainda não foi documentada”, dizem infectologistas.

Prevenção da doença

Uma investigação epidemiológica está sendo conduzida para entender as circunstâncias únicas da infecção. A água da torneira que não foi esterilizada não é segura para uso como enxaguante nasal, pois não é adequadamente filtrada ou tratada. Pode conter baixos níveis de microrganismos, como bactérias e protozoários, incluindo amebas, segundo o site da “Food and Drug Administration (FDA)”.

No entanto, as pessoas não podem ser infectadas ao beber água da torneira, pois o ácido estomacal geralmente mata esses organismos.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie