Tratamento anti-cupins em casa

voltar

MAIO/2014 – pág. 50

sua_casa_lino
Foto: Reprodução

Tratar cupins antes que a construção inicie pode ajudá-lo a se defender contra eventuais problemas no futuro. Isto vai formar uma barreira química entre laje solo e alvenaria que vai impedir que os insectos se aproximam da construção. Normas de construção exige a proteção de cupins feito por uma empresa licenciada com profissionais qualificados, garantinco assim a sua eficacia e durabilidade para que se tenha um ambiente livre de cupins. Para ajudá-lo a resolver este item, vamos fornecer-lhe algumas dicas que você deve incorporar em suas atividades de construção.

A umidade ao redor e dentro de casa deve ser eliminada, pois os cupins são atraídos pela umidade. Em casas antigas são problemas freqüentes, porque eles tendem a viver em locais onde ha água obstruída ou tubulações de esgoto. Também há evidências de que os produtos de madeira nao tratadas ou madeira com superfícies em decomposição são áreas de alta probabilidade de um cupim para se viver. Eles podem causar problemas de estrutura na sua casa.

O tratamento químico pode ser feito da seguinte forma:

  • O fundo e os lados da escavação devem ser tratada com produtos químicos, antes de iniciar o trabalho de fundação.
  • Onde houver os pisos/lajes, fazer buracos na terra e enchê-los com produtos químicos.
  • Tratar o perímetro da construção, fazendo furos colocando produtos químicos ao redor da estrutura.
  • Onde tem tubulacao, preencher a área com produtos químicos para garantir que no futuro nao tenha problema.
  • Utilizar pó químico anti-cupim específico para tratar areas com produtos de madeira, tais como armários, portas, entre outros.

Medidas de precaução

  1. Seguem algumas dicas simples para garantir que a sua casa fique livre de cupins.
  2. Mantenha ralos e calhas limpos para evitar umidade e verifique se ha vazamento Certifique-se de que não existem linhas bloqueadas, sem filtração nem canos quebrados com excesso de umidade em torno deles.
  3. Eliminar fontes de umidade. Não deixar áreas onde há uma alta concentração de umidade. Limpar essas áreas periodicamente.
  4. Destrua cupins. Aplique produtos químicos assim que detectar áreas onde os cupins estão.
  5. Remova os produtos de madeira que tiveram a presença de umidade ou que tenham estado em contacto com a água por tempo prolongado.
  6. Elimine o contato da madeira com o solo. Não enterre peças diretas de madeira no chão para qualquer uso.
  7. Se você notar algumas lacunas de espaço aberto entre a estrutura da casa e o terreno, agir rapidamente e preencher essas áreas para evitar cupins.

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net